Fundação Tênis chega a Santa Catarina

Fundação Tênis, organização não governamental, que realiza há 20 anos um programa social e educativo por meio do Esporte, acaba de chegar a Santa CatarinaA ONG realizou sua aula inaugural em setembro e tem capacidade para atender 100 crianças,no núcleo de Florianópolis, localizado na Sede Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e  Federação Catarinense de Tênis (FCT). 

Além do novo núcleo, a Fundação Tênis atende 1.500 alunos em 14 núcleos localizados em Igrejinha, Porto Alegre e Sapiranga, no Rio Grande do Sul, e Jacareí, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Pirituba, Santana do Parnaíba e São Paulo, em São Paulo. Nestes núcleos, meninos e meninas da rede pública de ensino têm aulas de tênis e aprendem os valores educacionais do Olimpismo.

presidente da Federação Catarinense de Tênis, Alexandre Farias, apoia a iniciativa: “A Federação Catarinense de Tênis se sente muito honrada em poder fazer parte deste Projeto da Fundação Tênis em Santa Catarina. O reconhecimento internacional da Fundação e o belíssimo trabalho que desenvolve em vários núcleos fez com que a Federação pudesse ser uma grande parceira, a fim de que juntos, possamos criar e dar suporte em nossos clubes filiados e municípios do estado Santa Catarina, objetivando a iniciativa ao tênis e o acompanhamento completo de crianças em grau de risco de vulnerabilidade social. Temos a convicção que esta semente agora plantada, dará frutos promissores em um curto espaço de tempo.”

Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis também acredita na transformação na vida de jovens e crianças que a chegada do projeto a Santa Catarina irá proporcionar, “Estou muito feliz em poder participar da aula inaugural do Projeto da Fundação Tênis, que conta com a parceria da CBT para a realização plena no núcleo de Florianópolis. Utilizar a nossa sede para propiciar novas oportunidades e ver o brilho nos olhos dessa garotada é extremamente gratificante. São 100 alunos e inúmeros sonhos. Seguimos firmes participando e construindo em conjunto iniciativas transformadoras.”

A organização atua não só no esporte, mas em diferentes iniciativas que possam transformar a vida dos alunos e alunas. Os programas Pós-Tênis e Jovem Aprendiz encaminham e capacitam adolescentes para cursos profissionalizantes e estágios em empresas parceiras.

Em 2019, a ONG foi reconhecida como signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, se comprometendo a ajudar a alcançar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) referentes à Saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade e Trabalho Decente e Crescimento Econômico. 

A Fundação Tênis é também uma das 20 instituições ou pessoas, em todo o mundo, que recebeu a Medalha Comemorativa aos 150 anos de nascimento do Barão Pierre de Coubertin, em função da prática e difusão da Educação Olímpica e de ações humanistas. 

Sobre a Fundação Tênis

A Fundação Tênis, fundada em maio de 2001, é uma organização não governamental que realiza um programa social e educativo por meio do Esporte. O trabalho, direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, é pautado nos valores educacionais do Olimpismo. Para participar do projeto é necessário que os jovens estejam matriculados e frequentem a rede pública de ensino. 

O objetivo da fundação é promover o desenvolvimento dos jovens participantes a partir dos valores de Amizade, Respeito, Excelência e Ética, realizando sonhos e transformando vidas. São 1.500 alunos atendidos em núcleos nas cidades de Porto Alegre, Sapiranga e Igrejinha, no Rio Grande do Sul, e Santana do Parnaíba, Mogi das Cruzes, Jacareí, Pirituba e Jundiaí, e São Paulo, em São Paulo. Em breve a Fundação se prepara para sua chegada em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A Fundação conseguiu a confiança de grandes empresas. Entre elas, algumas mantêm a parceria desde os primeiros passos da ONG, como a Gerdau, desde 2001, Associação Leopoldina Juvenil, desde 2003, White Martins, desde 2007 e Banrisul, desde 2008.  Hoje são atuais doadores as empresas Évora, XP Investimentos, Liberty Seguros, Unimed Porto Alegre, Oleoplan, BRDE, Lojas Renner, BNP Paribas, Piccadilly, Sulgás, Zaffari, Usaflex, BTG Pactual, CBT. Em 2021, mais dez empresas passaram a destinar recursos para a Fundação: DatacomDufrio, Itaú, Sabemi, Sicredi, Sul América,  Unifertil, Vale e Ventosul.

Site: https://fundacaotenis.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/fundacaotenis/

Exit mobile version