Habitação atende 140 moradores para regularização de terrenos na Vila da Paz
Secretaria promove a titulação fundiária gratuita de lotes informais para moradores

“Agora nós podemos dizer que o terreno é nosso. Isso valoriza o que é nosso, valoriza nosso bairro, e é muito importante pra comunidade”. O relato de Marcos Valdir, morador da Vila da Paz, em Itajaí, faz referência ao programa de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB). Ele foi um dos quase 140 itajaienses atendidos pela Prefeitura de Itajaí neste sábado (20) na Vila da Paz.
Funcionárias da empresa de engenharia contratada para realizar o processo de regularização fundiária na localidade estiveram desde o início da manhã conversando, orientando e realizando os processos necessários para titulação dos terrenos. Esse serviço, fornecido gratuitamente por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), permite que os proprietários de terrenos informais recebam a matrícula do lote.
A partir da legalização das propriedades, o morador terá acesso a importantes serviços de infraestrutura, como saneamento básico, iluminação pública e calçamento. “Com o imóvel oficialmente no seu nome, o morador não precisa mais de contratos de compra e venda do imóvel para comprovar a titularidade do terreno, além de garantir o direito a herança do lote para as próximas gerações e financiamentos com garantia real”, destaca Dante Gervasi, diretor de Habitação da Seduh.
Juliana Simão mora há mais de 20 anos na Vila da Paz e afirma que a regularização trará benefícios fundamentais para garantir a qualidade de vida e o bem-estar na localidade, sendo este o início de um sonho aguardado pelos moradores. “Pra gente aqui de cima, parece até inacreditável, porque sempre ficava naquela de promessa, promessa… felizmente o líder da comunidade correu atrás, os moradores se juntaram, e hoje estamos ganhando mais uma vitória”, comenta a moradora.
Ainda nesta semana, na sexta-feira (19), a o loteamento Pedro Paulo Rebello também foi contemplado com o atendimento do REURB. A comunidade, localizada no bairro São Vicente, também é conhecida como Nilo Bittencourt. A gratuidade do serviço, em ambos os casos, foi determinada pela Justiça.