“Instituto do Meio Ambiente”: inaugura ‘Praça das Baleias’ e oferta atividades no fim de semana

A Praça das Baleias, mais nova atração de Balneário Piçarras será inaugurada neste domingo (30). A estrutura elaborada para arremeter tanto a preservação ambiental quanto a potencialidade turística do local. Na mesma ocasião, o Instituto do Meio Ambiente (IMP) irá ofertar atividades de educação ambiental em parceria com a NSC TV, no Conexão Verão.

A praça, desenvolvida pelo comitê gestor do Programa Bandeira Azul, está localizada na praia, na descida da Avenida Getúlio Vargas. A estrutura terá duas réplicas de baleias Franca-Austral em tamanho real, pintadas pelo artista plástico Fox Malinoski, e um letreiro “Sou # Balneário Piçarras”.

Na quarta temporada consecutiva de certificação do programa, Balneário Piçarras conquistou a maior extensão certificada do país e a praia do município recebeu a visita de um expressivo número de baleias que migraram para a região.

No município, o programa é coordenado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMP). A praça conta com patrocínio de iniciativa público-privada de membros do comitê gestor, as empresas Vetter e Proma.

Conexão Verão

O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), em parceria com a NSC TV, contará com programação de verão relacionada ao Programa Bandeira Azul, no Molhe Central, na descida da Avenida Getúlio Vargas. A oferta de atividades acontecerá durante o final de semana.

No sábado (29), haverá atividades das 12h às 18h. A dinâmica Reciclagem de Lixo Marinho, com mediação da instituição Eco Local Brasil. O objetivo é conscientizar e informar quanto à preservação das praias e os impactos causados pelo descarte indevido de plásticos no meio ambiente.

A atividade ‘Compostagem: Um Caminho Para a Sustentabilidade em Balneário Piçarras’ contará com mediação da Euro Ambiental, com abordagem sobre o reaproveitamento de resíduos e a separação correta de orgânicos e recicláveis.

Ainda no sábado, a atividade Compostagem de Casca de Côco Verde vai utilizar restos da fruta no processo inicial de compostagem (trituração). O adubo gerado será utilizado como adubo nos canteiros da cidade. A dinâmica será coordenada pelo Biólogo do IMP, Miguel Ângelo Pinto.

Já no domingo (30), as atividades ocorrem das 12h às 15h. A dinâmica Poluição Marinha e Impactos na Fauna terá mediação do Somos do Mar e será voltada a toda família, com ênfase nas crianças.

A atividade Tartarugas Marinhas no Brasil será desenvolvida de maneira recreativa sobre as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. A coordenação será de responsabilidade da Técnica do IMP, Rafaela Daiane de Oliveira.

Às 15h30, a contadora de histórias Bell Bandeira irá abordar as Ilhas Itacolomi de maneira lúdica, em complemento ao Projeto Praia Limpa. Ainda no domingo, Projeto Golfinho, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, atenderá uma turma de inscritos com abordagem da prevenção aos afogamentos, a identificação das bandeiras e seus significados, cidadania e meio ambiente.

Exit mobile version