Itajaí na nacional: Estudantes da Escola Sesi conquistam vice-campeonato da First Lego Challenge em SC
A equipe de robótica Pipeline Surfers, da Escola Sesi de Referência de Itajaí, conquistou o segundo lugar no Champion’s Award da etapa regional da First Lego League Challenge (FLL), realizada na última semana em Caçador, no Meio Oeste Santa Catarina. O resultado garante ao grupo uma vaga na fase nacional da competição, prevista para ocorrer entre 5 e 8 de março de 2026, em São Paulo.

A temporada deste ano, dedicada ao tema da arqueologia, mobilizou os estudantes no desenvolvimento de um projeto voltado a apoiar o trabalho de profissionais da área. Além disso, a equipe construiu um robô autônomo programado para executar 15 desafios da FLL, que avalia critérios como precisão, criatividade e capacidade de resolução de problemas.
Segundo a professora e técnica da equipe, Siliana Dalla Costa, o desempenho dos alunos vai além dos aspectos tecnológicos. “Os estudantes se dedicaram intensamente ao projeto e ao robô, mas o que realmente se destacou foi a forma como colocaram em prática os valores da competição”, afirmou. Os princípios de inclusão, trabalho em equipe, diversão, descoberta, impacto e inovação — fundamentais para o Champion’s Award — foram destacados pela educadora.
A conquista reforça o papel da Escola Sesi no incentivo à robótica educacional e à inovação. A instituição segue investindo em iniciativas que aproximam os estudantes da ciência e da tecnologia, preparando-os para desafios cada vez mais complexos. Agora, a equipe Pipeline Surfers inicia os preparativos para representar Santa Catarina na etapa nacional da FLL.