“Lagoa do Peri” garante selo Bandeira Azul pela nona vez

Entrega do reconhecimento internacional foi realizada nesta sexta-feira, 01, em Salvador

A Praia da Lagoa do Peri, localizada dentro do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, na região sul de Florianópolis, recebeu, nesta sexta-feira, 01 de novembro, pela nona vez, o reconhecimento internacional do selo Bandeira Azul. O prêmio, válido para a temporada 2024/2025, atesta a qualidade das ações de recuperação e conservação ambientais desempenhadas no espaço, e foi entregue em cerimônia ocorrida em Salvador, na Bahia, pelo Instituto Ambientes em Rede.

“Sem dúvidas a certificação abre muitas portas para que as pessoas compreendam a gestão que é realizada neste espaço. É um comprometimento que passa pelo cuidado com a estrutura, pelas ações de educação ambiental junto aos visitantes e comunidade, pela preservação dos mananciais, da fauna e da flora”, comenta a representante da Floram no evento de recebimento do selo, Alessandra Pelizzaro Bento.

A Bandeira Azul é a maior premiação global da área, podendo ser concedida à praias, marinas e embarcações. Entre os critérios avaliados, estão as boas condições de limpeza da praia, estrutura adequada de sanitários e equipamentos de coleta de resíduos, o monitoramento de habitats sensíveis, oferta de serviços e segurança, além da qualidade da água e a inexistência de poluentes nos mananciais.

“Essa é uma conquista que soma-se a uma série de vitórias para o MONA Peri. Recentemente, finalizamos o plano de manejo da Unidade de Conservação, que vai garantir um uso mais apropriado e ambientalmente sustentável da área. Ainda este ano, efetuaremos melhorias na estrutura de recebimento do público. Ter a Bandeira Azul garantida mais uma vez coroa todo esse esforço empenhado para a plena conservação de uma das maiores riquezas da cidade”, salienta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Eduardo Sardá.

O hasteamento da bandeira na Lagoa do Peri deve ocorrer até o final do mês de novembro, com possível inspeção antes do hasteamento.

“O manancial da Lagoa do Peri é um local que cada vez mais mostra sua importância para a Capital. Seja pela sua beleza cênica ímpar, pelo papel significativo que cumpre como fonte de abastecimento de água potável ou ainda pelo impacto direto para o equilíbrio do ecossistema da região. É um honra ver que o cuidado de toda uma equipe com esse bem tem gerado bons resultados”, enfatiza a presidente da Floram, Christiane Egger Catucci.

Exit mobile version