“Mais Humano e Menos Formal”: Cejusc de Blumenau se destaca com índices positivos

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Blumenau atingiu um percentual médio de 58,33% de acordos em pré-processos que ingressaram no último ano, de janeiro a dezembro. Os resultados também foram positivos na resolução de conflitos em processos judiciais, ao alcançar 33,13% de êxito.  A secretária do Cejusc de Blumenau, Bruna Emanuelle Anunziato Guerra, chama a atenção para o fato de que ambas as modalidades tenham apresentado alto índice de composição. Ela acredita que a facilidade de acesso às audiências em qualquer parte do Brasil, aliados ao fator tempo, contribuíram para este resultado.

“Haja visto que as pessoas não precisaram se deslocar para cumprir as intimações para comparecimentos nas audiências contribuiu para que as partes se fizessem presentes em maior número em comparação às audiências presenciais. Ademais, a equipe de Blumenau conta com uma equipe altamente qualificada, pronta para atender toda sorte de demanda, aplicando técnicas específicas e uma boa dose de acolhimento, o que faz com que as partes e advogados se sintam seguros para dialogar e tentar encontrar uma solução para o problema que os leva ao Judiciário, ou mesmo antes de ingressarem com ação judicial, como nas reclamações pré-processuais”, cita a servidora.

Durante o ano de 2021, foram realizadas mais de 1 mil audiências, entre processuais e pré-processuais. Com a pandemia, as conciliações e as mediações ocorreram prioritariamente de forma on-line, com o uso de recursos tecnológicos. Salvo raros casos especiais que demandavam atendimento presencial, como ocorreu com algumas mediações advindas do Ministério Público (MP) para atender necessidades de idosos em situação de risco ou abandono. Além da pauta privativa, em audiências pré-processuais, o Cejusc de Blumenau atende demandas encaminhadas pela 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas Cíveis, 1ª e 2ª  Varas da Família,  Vara Bancária e Juizado Especial Cível da comarca de Blumenau.

Humanização é diferencial

“Paulatinamente, as partes e os advogados têm procurado com mais frequência a via pré-processual a fim de resolver um conflito. O aumento dessa procura pode ser atribuído à confiança já conquistada ao longo da caminhada de três anos que o Cejusc tem trilhado, com altos índices de acordo, mas principalmente, oferecendo um serviço mais humanizado e menos formal do que o oferecido pelo Judiciário”, cita a secretária da unidade, Bruna Emanuelle Anunziato Guerra, ao complementar que hoje o Cejusc conta com a colaboração de 15 mediadores e um conciliador.

Reinaugurado em setembro de 2018, de forma a expandir os serviços prestados no local, o Cejusc de Blumenau é coordenado pela juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau. Qualquer pessoa pode agendar audiências para resolução de conflitos, basta estar acompanhada de um advogado. O contato pode ser feito pelo WhatsApp no número: (47) 3321-7248. O Cejusc Blumenau também está presente nas redes sociais, no Instagram em @cejuscblumenau.

Pré-processual

Realizadas: 94
Concluídas: 60
Acordos: 35
Índice de Sucesso: 58,33%

Processuais 

Realizadas: 908
Concluídas: 667
Acordos: 221
Índice de sucesso: 33,13%

Exit mobile version