Meio Ambiente: Prefeitura de Barra Velha recebe plano de manejo do Parque Natural Municipal Caminho do Peabiru
Estudo, elaborado pela Univali, vai possibilitar uma melhor gestão da unidade de conservação.
Professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) entregaram oficialmente na tarde desta quarta-feira, 22, ao prefeito de Barra Velha, Douglas da Costa, o plano de manejo do Parque Natural Municipal Caminho do Peabiru. O estudo foi elaborado por educadores da instituição, que em parceria com um grupo de trabalho, elaboraram o documento que vai ser como norteador para uma melhor gestão da unidade de conservação.
A professora Rosemeri Marenzi, coordenadora do projeto, ao entregar o documento ao Gestor Municipal, que estava acompanhado pelo presidente da Fundema, Giovanni Tomazelli Guesser, destacou que foi a forma com que a instituição pode contribuir em projetos, programas e ações que beneficiem toda a comunidade.
“Esse documento demonstra o comprometimento da Univali que disponibilizou os serviços do seu corpo técnico e científico a fim de contribuir com a preservação deste espaço”, disse.
O plano de manejo é uma ferramenta de gestão da unidade de conservação e um estudo obrigatório conforme a lei. Ele tem o objetivo de trazer informações técnicas da área que unido a um planejamento estratégico possibilite uma melhor gestão pelo órgão gestor, no caso a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Barra Velha (FUNDEMA).
O trabalho buscou atualizar o conhecimento sobre a biodiversidade da região, quinze anos após a criação do parque, que foi criado oficialmente em 2007 e, hoje, ocupa uma área de 121 hectares localizado no perímetro urbano de Barra Velha. Preserva um fragmento raro do bioma Mata Atlântica com espécies ameaçadas de extinção.