Mobilidade: serviço de bicicletas compartilhadas começa a operar na Capital

Sistema irá contar com 100 bicicletas elétricas, mas número será ampliado

Os moradores e visitantes de Florianópolis ganharam mais uma opção de mobilidade ativa e amigável ao meio ambiente: a bicicleta compartilhada. A partir de hoje, 21 de novembro, a Capital conta com 15 estações e 100 bicicletas elétricas, números que serão ampliados nos próximos meses. Os equipamentos podem ser alugados via aplicativo, sendo retirados e devolvidos nas estações.

O credenciamento foi homologado pela Prefeitura de Florianópolis no último ano, e regulamenta o serviço de aluguel de bicicletas compartilhadas, que será oferecido pela empresa Tembici – líder de micromobilidade na América Latina -, e com patrocínio da Estácio, uma das maiores instituições de ensino superior do país.

Conforme a proposta da implantação total do serviço, a empresa irá disponibilizar 500 bicicletas divididas por 50 estações. As estruturas estarão presentes no centro da cidade, continente, Itacorubi, Santa Mônica e na região do entorno da UFSC. Como parte do acordo, a empresa também disponibilizará um aplicativo para comunicação com os usuários do sistema, que informa o número de bicicletas disponíveis, vagas para devolução e mapas.

A proposta contempla a implantação, operação e manutenção do serviço de compartilhamento de bicicletas no formato com estações. Para facilitar o dimensionamento e garantir melhor otimização do uso do espaço, as estações são construídas de forma modular, com módulos de 6 metros de comprimento. Deste modo, o projeto prevê que quantidade de docks para cada estação pode variar conforme a sua demanda de uso.

Segundo o prefeito Topázio Neto, “o novo serviço representa um incentivo para a mobilidade ativa em Florianópolis, podendo também ser uma alternativa amigável para o meio ambiente”. Já o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann, destacou que a novidade terá acompanhamento da PMF, podendo ser expandida futuramente. “Essa é uma primeira etapa de um importante projeto para a inclusão de mais uma opção de mobilidade em Florianópolis, começando pelas áreas centrais. A partir daí podemos pensar na expansão desse modelo para toda a cidade”, completou.

“O início de novos projetos é sempre um acontecimento muito comemorado, e em Florianópolis, com a tecnologia do Tembici Labs, o entusiasmo é intensificado. Queremos oferecer uma alternativa de mobilidade que seja sustentável, econômica e confiável, em um sistema que vai facilitar o deslocamento de forma rápida e consciente, melhorando o bem-estar dos cidadãos. Com a Prefeitura e a Estácio, sabemos que iremos transformar a mobilidade da cidade e construir um transporte mais democrático e saudável”, comemora Tomás Martins, CEO e cofundador da Tembici.

“Incentivamos o engajamento dos nossos estudantes em projetos ou iniciativas que contribuíam para a qualidade de vida de Florianópolis, pois faz parte do nosso DNA a busca por uma cidade mais conectada e sustentável”, comemora Fabio Dall Alba, gestor da Estácio Florianópolis.

Confira as principais características da bicicleta elétrica de Florianópolis:

Exit mobile version