Moradores da Praia dos Amores estão em alerta para furtos no bairro

Ocorrências registradas em duas madrugadas seguidas em julho mobilizam a vizinhança e geram cobrança de medidas para a Associação de Moradores, PM e Guarda Municipal”

Nos dias 24 e 26 de julho, dois carros furtados, respectivamente, nas ruas Evaristo da Veiga e Cecília Meirelles, somados a outro veículo tomado de assalto no início de junho na rua Monteiro Lobato, entre outras ocorrências como roubo de metais, telhas e portas de alumínio da frente das residências, sempre durante as madrugadas, voltaram a deixar os moradores da Praia do Amores, em Balneário Camboriú, em alerta.

A situação não é nova. Entre 2015 e 2017, uma série de ocorrências semelhantes a estas mais recentes mobilizou a vizinhança e colocar em prática o projeto “Amores em Alerta”. A iniciativa deu certo, contou com apoio de comerciantes e poder público de Balneário Camboriú, e até o início deste ano era possível ver com frequência a circulação de viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal pela região.

Porém, em 2022, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú reduziu significativamente a sua presença diária na Praia dos Amores. A Polícia Militar até mantém rondas e barreiras pontuais nos finais de semana pelo bairro, mas não tem sido tão presente durante a semana, especialmente a noite, momento que os assaltantes estão atuando. O afastamento paulatino destas forças de segurança tem sido proporcional ao aumento de casos de furto, segundo os moradores.

Eles questionam as razões pela falta de segurança pública no bairro, e têm cobrado ações da nova gestão da Associação de Moradores da Praia dos Amores (AMPA), atualmente presidida pelo advogado Valdir de Andrade, também presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Balneário Camboriú (CONSEG/BC).

Texto: Oswaldo Ribeiro Jr.

Exit mobile version