Na luta contra a Aids, secretaria da saúde de Barra Velha apresenta os serviços oferecidos na Campanha Dezembro Vermelho
A Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha apresenta nesta segunda-feira, 04, os serviços prestados na campanha Dezembro Vermelho.
Muito além das comemorações natalinas, o mês de dezembro ganha cor por um motivo especial. A Campanha Dezembro Vermelho, instituída no Brasil pela Lei nº 13.504 de 2017, traz para os holofotes da mobilização nacional a luta contra o vírus HIV, transmissor da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS), e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Em Barra Velha, doenças como a AIDS recebem apoio integral, com atendimento especializado para todos os portadores, acompanhados continuamente pela Vigilância Epidemiológica.
A enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), pertencente a epidemiologia, Helaisy Michereff, explica o passo a passo dos serviços:
“O diagnóstico é feito nas unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros, por meio dos testes rápidos, enviados mensalmente. Após a confirmação positiva para o HIV, a pessoa é encaminhada para consulta médica no SAE, onde fará o tratamento”.
De acordo com Helaisy, no SAE, os pacientes têm a primeira consulta agendada em até sete dias após o resultado do teste. A partir dessa avaliação inicial, são tomadas as condutas necessárias. Dentre estas estão o agendamento de coletas do sangue, para fazer o controle da carga viral e índices das células do sistema imunológico, junto a prescrição do coquetel de medicamentos, fornecido gratuitamente pela farmácia do setor.
SINTOMAS
O médico do SAE, Dr Jairo Lenzi, alerta para os principais sinais e sintomas de alerta da infecção por HIV, “Na fase inicial, também chamada de síndrome retroviral aguda, é observada grande redução dos linfócitos T CD4+ (glóbulos brancos do sistema imunológico). Os sintomas mais comuns nessa etapa são: febre, dores de cabeça, diarreia, suores noturnos e perda de peso,”.
TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO
O aparecimento dos sintomas acontece somente quando a doença já começa a afetar o sistema imunológico. Na maior parte dos casos, são sinais leves, por isso a testagem é importante. Além dos testes, as instituições de saúde também disponibilizam preservativos para a população.
A transmissão do vírus HIV pode acontecer durante relações sexuais sem proteção, pelo compartilhamento de seringas e objetos perfurocortantes contaminados, ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, se não tomadas as devidas medidas de prevenção.
CUIDADO PERMANENTE
A Aids é o resultado da evolução do vírus HIV no corpo humano. Pessoas soropositivas para o vírus HIV, podem ou não ter Aids. Para não desenvolver a doença é necessário manter de forma regular o acompanhamento médico, tomando os medicamentos corretamente. Pacientes já diagnosticados com Aids podem procurar o SAE diretamente, localizado na Rua Carlos Maia, nº 127, no bairro Centro de Barra Velha.