“Natureza Fantástica”: impressionante encontro entre baleias e banhista na Argentina

Analía Giorgetti remava com sua prancha no sul da Argentina quando foi registrada em um encontro que descreve como “um momento mágico”.

Todos os anos, grupos de baleia-franca-austral visitam a península de Valdés para acasalar.

Em uma dessas visitas, Giorgetti foi tocada por elas no meio do mar.

“Elas estavam submersas, começaram a se aproximar curiosas”, diz Giorgetti.

“E uma delas me tocou. Eu disse a minha amiga: ‘A baleia me tocou’. Aí vimos que um drone tinha filmado tudo.”

O aparelho pertencia a Maximiliano Jonas, fotógrafo de 43 anos que mora na cidade de Puerto Madryn, também no sul do país.

“Naquele dia o mar parecia um espelho, a maré estava alta e havia muitas baleias perto da costa, cerca de 50”, conta ele à BBC Mundo.

Então ele pegou seu drone e foi filmar as baleias do alto.

“Eu sei que as baleias são amigáveis, mas nunca tinha visto assim uma interação desse jeito”, diz o fotógrafo. Suas imagens viralizaram nas redes sociais.

O encontro

A banhista conta que a baleia começou a se aproximar e com uma de suas nadadeiras bateu suavemente na prancha.

Maximiliano Jonas mora na Patagônia

“Quando ela se aproximou, coloquei o remo em cima da minha prancha e fiquei parada, esperando para ver o quanto ela iria se aproximar”, explica Giorgetti.

“Acho que ela estava brincando como um cachorro que está te procurando para brincar. Mas nesse caso, é um bicho muito maior “, escreveu Jonas suas redes. “Eu vi o gesto, vi em câmera lenta. Não pude acreditar.”

“Quando a baleia a toca, ela se vira e olha a reação da pessoa que tocou”, descreve ele.

“Eu estava assistindo e disse: é comunicação. Meus olhos se encheram de lágrimas. Fiquei olhando e pensando na pessoa que estava lá embaixo. Na experiência desta pessoa, que inveja”, conta.

“Coloquei imagens daquele momento em minhas redes sociais e a filha (de Giorgetti) me escreveu no Instagram e disse: ‘Essa é minha mãe. Ela está comemorando seu aniversário'”, conta o fotógrafo.

“Foi um presente de aniversário incrível”, diz Giorgetti.

BBC

Exit mobile version