Navegantes em Ação: Maior embarcação do Sul do Brasil está tomando forma
EBR-Miraguaya será o nome da maior embarcação que está sendo construída no Estaleiro Joel Santos, em Navegantes. O Secretário de Turismo, Luciano Maibuk, visitou o estaleiro a convite de Aldo Maciel (Flomar), para conferir este projeto há exatos 30 dias.
Se trata de uma embarcação de 140 pés, com capacidade de transporte para 1200 passageiros.
A embarcação em construção é considerada a maior do Sul do Brasil e fará o transporte marítimo dos colaboradores do EBR – Estaleiros do Brasil LTDA.
O chefe da pasta do Turismo, Luciano Maibuk, explicou que a empresa responsável pela fiscalização da construção da embarcação é a EBR (Estaleiros do Brasil Ltda.), que está com o engenheiro Edilberto Cutalo (EBR), acompanhando a construção do que será a maior embarcação do Sul do Brasil, e ficará junto até o barco ser colocado no mar.
A empresa Flomar Transportes Aquaviário é responsável por todo o gerenciamento da construção, representada pelo CEO Aldo Maciel.
“Navegantes é referência na construção naval”.
Na sexta-feira (27), fiz uma visita para ver o andamento da construção e não me surpreendeu estar sobre a plataforma, pois, o trabalho é dinâmico, preciso e de uma proporção que vai além do entendimento comum. A indústria da construção naval é muito antiga no Brasil. O atual cenário competitivo entre as empresas colabora para que o nível de exigência por parte dos consumidores aumente. Por essa razão, buscam eliminar os desperdícios, reduzir o custo e o tempo para a fabricação, melhorar a qualidade da informação para, assim, obter produtos de elevada qualidade satisfazendo o cliente. Neste contexto encontra-se a indústria náutica brasileira, que está em crescente expansão, principalmente no ramo de barcos para transportes, lazer e pesca, setor em que se encontra o maior potencial náutico do Brasil, tendo em vista a grande e diversificada costa, imensas bacias hidrográficas e clima quente.
Edição: Lierge Coradini