Navegantes recebe oficina gratuita de percussão no início de junho

Projeto Percussão Catarina é uma iniciativa do músico e educador musical Luciano Candemil.

A princípio, o músico e educador musical Luciano Candemil está chegando ao final de uma série de vinte oficinas de percussão realizadas em várias regiões do estado através do projeto Percussão Catarina: Oficinas de Ritmos Afro-brasileiros. A última oficina da série ocorre no dia 2 de junho (domingo), das 14h às 18h, no Espaço Cultural Ecos de Santo Amaro, em Navegantes. A participação é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada, desde que tenha, no mínimo, 18 anos de idade. Para participar, é necessário fazer inscrição neste link: https://percussaocatarina.com/inscricoes/.

A proposta da oficina é trabalhar através da abordagem da percussão criativa. A atividade pretende criar um espaço de aprendizagem coletiva por meio da criatividade, em colaboração com o coletivo cultural Ecos de Santo Amaro, que tem um trabalho bastante consolidado com a cultura popular. A parceria deve dar origem a um grande laboratório para promover o encontro e diálogo entre diversos ritmos afro-brasileiros.

Durante a prática, Luciano Candemil tem a companhia dos músicos assistentes William Camargo e Cleyton Medeiros. A atividade deve se utilizar de diversos instrumentos de percussão, sobretudo atabaques, congas, djembés e a família dos berimbaus, característicos do trabalho do Ecos de Santo Amaro. A ideia é promover uma mistura livre de ritmos da umbanda, candomblé, capoeira, samba, entre outros ritmos.

Luciano Candemil fala sobre a finalização do projeto, que rodou o estado ao longo dos últimos meses. “É uma grande satisfação chegar à conclusão de um projeto que envolveu muita dedicação e empenho, mas que proporcionou aprendizados fantásticos para muita gente. Muito legal encerrar esse projeto em um espaço cultural tão importante como o Ecos de Santo Amaro, que dialoga perfeitamente com a nossa proposta. Vai ser um grande prazer trocarmos esses conhecimentos sobre os ritmos afro-brasileiros na oficina”, salienta.

O projeto Percussão Catarina

A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas que estão passando por quatro regiões do estado: Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense.

O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.

Serviço:

O Quê: Percussão Catarina: Oficina de ritmos afro-brasileiros;

Onde: Espaço Cultural Ecos de Santo Amaro. Rua Felix Gaya, 298 – Centro, Navegantes (SC);

Quando: Dia 2 de junho (domingo), das 14h às 18h;

Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis por oficina.

Inscrições: https://percussaocatarina.com/inscricoes/.

Exit mobile version