Nível do rio Itajaí-Mirim começa a baixar lentamente na manhã deste domingo
O nível do rio Itajaí-Mirim, que provocou a maioria das inundações na cidade desde a madrugada de sexta-feira (17), começou a baixar lentamente na manhã deste domingo (19). No entanto, ainda há três pontos monitorados pela Defesa Civil em emergência, um em alerta e um em atenção. Conforme o órgão de proteção, a tendência é que as águas continuem escoando, porém, de forma mais lenta, devido aos picos de maré que ocorrerão ao longo do dia.
A Defesa Civil esclarece que um dos motivos que ocasionou esse cenário pode ter sido o represamento dos elevados volumes de água que desceram pelo rio Itajaí-Mirim pela vazão do rio Itajaí-Açu, que também está com seus volumes alterados. Essa situação provocou o empilhamento das águas e gerou um represamento em função do efeito da maré.
Além disso, o canal retificado do Rio Itajaí-Mirim também pode ter ocasionado um represamento natural das águas do curso antigo. De sexta (17) até a manhã deste domingo (19), foram registrados quase 300 pontos de alagamento pela cidade. Ao todo, 104 ocorrências foram atendidas pelas forças de segurança e pela Secretaria Municipal de Obras, como resgates de pessoas e animais, queda de poste, deslizamento e alagamentos/inundações.
A maioria das ocorrências, 92 registros, foi atendida neste sábado (18). As principais regiões afetadas foram: Cidade Nova, São Roque, Itaipava, Carvalho, Canhanduba, Dom Bosco, Limoeiro, São Judas, Ressacada e São Vicente. Um abrigo segue ativo no Município na manhã deste domingo. O espaço fica no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão. No momento, há 88 pessoas de 28famílias abrigadas no local. A Defesa Civil e as equipes do Município seguem monitorando a situação dos rios e estão de prontidão para atender a comunidade. Em caso de emergências, é possível acionar os telefones 199 ou 193. Atualizações sobre níveis dos rios, chuvas, marés e alertas estão disponíveis em defesacivil.itajai.sc.gov.br.
Previsão do tempo
A previsão do tempo da Defesa Civil aponta que as áreas de instabilidade associadas à passagem da frente fria sobre Santa Catarina se afastaram da região de Itajaí neste domingo (19). Ao longo do dia, o sol aparece em meio a variação de nuvens. A partir da tarde, a atuação do transporte de umidade do oceano favorece o aumento gradual da nebulosidade, juntamente com a condição para chuvisco fraco e isolado. A temperatura máxima deve ficar entre 23 e 25°C.