No dia Mundial da Liberdade de Imprensa, deputado repudia violência contra radialista
“Atos como esse devem ser prontamente repudiados. A violência contra a liberdade de imprensa é ameaça à nossa democracia”, afirmou o deputado Dr. Vicente Caropreso na tribuna da Assembleia Legislativa. Ele se referiu a agressão sofrida pelo radialista Sérgio Luíz, da Rádio Aliança FM, quando cobria as eleições suplementares para prefeito de Presidente Castelo, cidade do Meio Oeste Catarinense, no último domingo.
É inaceitável um profissional de imprensa ser atacado por fazer seu trabalho. A crítica e a liberdade de expressão jamais podem ser usurpadas pela violência. Infelizmente, a agressão física e verbal contra jornalistas tem crescido muito no país. Principalmente diante da polarização política”, lamentou o deputado ao destacar a passagem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado no dia 7 de junho.
Ele também deu como exemplo o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista e servidor da Funai Bruno Araújo Pereira. Dom Phililips produzia reportagem para o jornal The Gardian sobre conflitos em terras indígenas na Amazônia. “Hoje mesmo a imprensa internacional está voltada para o Brasil por esse motivo”.