Nós estamos em guerra, é preciso utilizarmos todas as armas disponíveis para vencer essa pandemia, o atual momento é grave: disse o secretário de Estado da Saúde

Em agenda na cidade de Concórdia na manhã deste sábado, 6, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, salientou a necessidade do aumento da oferta de serviços para enfrentar o momento crítico vivido em Santa Catarina por conta da pandemia de Covid-19. Motta Ribeiro participou de uma reunião com os prefeitos Rogério Pacheco, de Concórdia, e Kiko Canale, de Seara. Em seguida foi o Hospital São Francisco, que possui 20 leitos de UTI exclusivos para tratamento da doença viral. 

Aos funcionários da unidade, o secretário reforçou a importância do trabalho realizado pelos profissionais da linha de frente, afirmou que os próximos meses tendem a ser difíceis, e conclamou o esforço de todos. 

“Nós estamos em guerra. É preciso utilizarmos todas as armas disponíveis para vencer essa pandemia. O atual momento é grave. Assim como todas as cidades, Concórdia está sendo impactada. É necessário aumentar a oferta de serviços, e a presença do Governo do Estado hoje aqui é para simbolizar que nós daremos todo o apoio possível para isso”, disse o secretário. 

O prefeito Rogério Pacheco agradeceu os esforços do Governo do Estado em auxiliar os municípios no enfrentamento da pandemia. Ele garantiu que tentará viabilizar, também junto à iniciativa privada, mais recursos para garantir a abertura de novos leitos de UTI no hospital da cidade. 

As prefeituras da região se colocaram à disposição para ceder profissionais de saúde para atuar emergencialmente na unidade, de modo a garantir a ativação de mais leitos. Além disso, ficou acertado um reforço nos hospitais de retaguarda da região do Alto Uruguai para garantir mais espaços no Hospital São Francisco. 

Estado tem todas as regiões classificadas no risco gravíssimo pela segunda semana seguida.

“Foi muito positiva a reunião que nós tivemos. O importante de tudo isso é que o hospital vai trabalhar essa questão da ampliação dos leitos de UTI e também de enfermaria. O Estado está dialogando com o hospital e nós também e vamos fazer esses encaminhamentos, que são necessários”, afirmou o prefeito Rogério Pacheco. 

Também participou da agenda em Concórdia o superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, o vice-prefeito Edilson Massocco, e os secretários municipais de saúde.

Exit mobile version