Nota de Esclarecimento: Superintendência do Porto de Itajaí

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem a público esclarecer, mediante informações publicadas na imprensa sem consulta à Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí:

Desde o ano de 2012, o Cabeço do Molhe Sul vem apresentando recalque (afundamento), de material devido ao forte impacto de ondas em sua face direita.

Em 10 de março de 2022, atual Gestão, a Diretoria-Geral de Engenharia desta Superintendência, realizou estudos, e, na oportunidade, fez a contratação de empresa especializada, ao qual a mesma gerou um projeto básico de engenharia, tendo como objeto, a recuperação ou recomposição de sessão do cabeço do Molhe Sul da Barra do Rio Itajaí Açu.

O projeto de recuperação do cabeço, situado na saída/entrada do Canal de acesso aos portos, tem como objetivo principal, sua revitalização da estrutura, ao qual vem sofrendo ao longo dos anos, na sua grande maioria por ocorrências causadas devido intempéries climáticas.

Diante do projeto, o mesmo prevê que todos os serviços de recuperação do molhe, contemplem ainda diversas atividades onde se destacam:

Relatórios de cálculo de volume, equipes de topografia, de mergulho com equipamentos, escavadeira hidráulica, guindaste com pinça, levantamento aerofotogramétrico e topográfico, uso de drones, plantas de detalhamento, entre outros serviços.

Ainda conforme o projeto, a área a ser levantada para a recuperação do Cabeço do Molhe Sul é de aproximadamente 100 metros de comprimento por 46 metros de largura, e, o volume de material a ser recomposto no Cabeço do Molhe Sul, é de 2.662,35 metros cúbicos, o equivalente ao peso aproximado de 6650 toneladas.

O valor da obra de recuperação ou recomposição do Molhe Sul, está orçado num valor superior de R$ 1.000.000,00 (1 milhão de reais), cabendo à Autoridade Portuária, a responsabilidade pelos custos da obra, mas, que atualmente por fatores econômicos, a Superintendência do Porto de Itajaí, está buscando a eficiência de utilização do dinheiro público para a realização de sua recuperação.

Importante ressaltar que o molhe é um elemento estrutural, ao qual serve para dissipar a energia das ondas, e, com isso, trazendo segurança a navegação. O molhe sul é o mais impactado pelas fortes ondas, tanto que, o mesmo é maior que o molhe norte, devido à predominação de ondas.

Tendo em vista que o molhe é um elemento estrutural e essencial para o Canal de navegação do Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu, necessitando de recomposição de sessão, a Diretoria de Engenharia informa ainda, que não existem riscos de navegação no local, não apresentando riscos de colapso devido seu recalque (afundamento).

A estrutura dos molhes norte e sul, foram feitas para dissipar e suportar a energia das ondas. É um equipamento, uma estrutura física, que rotineiramente, deve ser realizada sua manutenção, por isso, que inclusive, os estacionamentos localizados nos pátios de ambos os molhes, não podem ter estrutura edificada, pois o local serve de canteiro permanente de obras.

Com o futuro lançamento do Edital de Arrendamento Definitivo (35 anos), o molhe sul, incluindo-se demais regiões em seu entorno, estarão inseridos num cronograma de etapas e melhorias de infraestrutura ao qual terão a obrigação de passar por grandes obras.

A Diretoria-Geral de Engenharia, por meio da Superintendência do Porto de Itajaí, informa a todos que frequentemente acompanha, monitora e fiscaliza o local onde está situado o molhe. São realizados levantamentos e está envolvida diretamente para que este trabalho no local seja realizado o mais breve possível.

Por fim, a Superintendência do Porto de Itajaí, lamenta que pessoas que atuam diretamente em certos veículos de comunicação, como jornalistas, comentaristas, colunistas, e demais colaboradores de suas respectivas redações, tenham publicado informações antecipadas de que poderia haver desmoronamento do molhe sul, entre outros de mesma origem, não fizeram seu dever como profissionais de comunicação: de antes entrarem em contato com a Autoridade Portuária, por meio de sua Secretaria-Geral de Comunicação Social, ou até mesmo entrar em contato com a diretoria da Superintendência, ao qual sempre se fez presente, atendendo os representantes de imprensa, para ao menos consultarem a posição da Superintendência, dando o seu posicionamento contraditório, como se deve ser um bom jornalismo.

Eis o relato!

Respeitosamente,

Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária).

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