Obras de nova Estação de Tratamento de Água começam no Limoeiro

Os trabalhos para a implantação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta que vai atender o bairro Limoeiro começaram neste mês de maio. O equipamento tem sistema completo e será capaz de operar mesmo quando o ribeirão Mineral estiver com turbidez elevada, em substituição ao método simplificado, utilizado atualmente.

A estrutura é chamada de compacta por ser composta de módulos, semelhantes a contêineres. A ETA já havia sido adquirida previamente e os serviços em andamento agora são de construção da base de concreto para instalá-la e de renovação de motores, tubulações e estruturas de operação, como o laboratório em que são feitos os testes de qualidade da água. A localização permanece a mesma, na entrada da rua Mineral.

O novo equipamento mede 19 metros de comprimento por três de largura, incluindo floculadores mecânicos de alta taxa, decantadores de placas inclinadas, filtro de corpo triplo com retrolavagem, oito bombas dosadoras e medição ultrassônica de vazão na entrada. São cinco os novos tanques para armazenamento de produtos químicos, sendo um para o policloreto de alumínio (PAC), um para o hidróxido de cálcio, uma para o ácido fluossilícico, um para o poliortofosfato e o quinto de reserva. Haverá um sistema em separado para a dosagem de cloro.

“A nova ETA tem capacidade para tratar até o dobro de litros por segundo do que a atual, conforme a demanda. É uma obra à altura do desenvolvimento da comunidade” avalia o Diretor de Saneamento do Semasa, Engenheiro Ervino Macedo. A previsão é de que a ETA compacta do Limoeiro entre em operação dentro de seis meses e até lá a atual continua funcionando normalmente.

Os serviços neste primeiro momento estão concentrados na substituição da Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT), que se trata da bomba responsável por pressurizar a água no interior das tubulações. Vencida essa etapa, avança-se para a construção da base de concreto sobre a qual serão fixados os módulos.

A nova estação vai completar a modernização do sistema de tratamento e distribuição de água potável no Limoeiro, que no ano passado aumentou em oito vezes a capacidade de reservação no bairro.

Exit mobile version