Penha é uma das únicas cidades do Brasil com três praias premiadas com o selo Bandeira Azul

Na última semana, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, maior premiação global dedicada à gestão de praias do mundo, divulgou os locais aptos a receberem a certificação ambiental e sustentável na temporada de 2021/2022. O Brasil garantiu 28 aprovações, sendo 22 praias e seis marinas que devem ser contempladas com o selo ecológico Bandeira Azul. 

Para participar do Prêmio Bandeira Azul, a cidade deve seguir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, seguranças e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.

Segundo o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, a certificação é o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pelo Governo Municipal e pela Secretaria de Turismo. “O selo Bandeira Azul coloca a cidade de Penha entre os principais destinos turísticos do Brasil e o nosso Governo Municipal não medirá esforços para qualificar cada vez mais nossa cidade que já detém os títulos de Destino Turístico Seguro e Hospitaleiro”, disse. 

Segundo o secretário de turismo, Cleber Neumann, o selo é a garantia da qualidade das praias, com o objetivo de elevar o envolvimento geral e o grau de conscientização da necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes e a melhoria ambiental.

“O Governo Municipal através da Secretaria de Turismo colocou como meta o Planejamento Turístico Sustentável focado em ações de infraestrutura em nossas praias e pontos turísticos, levando acessibilidade, gestão, educação ambiental e segurança. Desde o ano passado, começamos a colher frutos desse plano com a certificação internacional da Praia Grande, e esse ano, nos tornamos a cidade do Brasil com maior número de Praias certificadas no Bandeira Azul, com a inserção da Praia da Saudade e Praia da Bacia da Vovó”, enfatiza o secretário. 

“Temos em Penha mais de 25 praias e recantos entre os mais belos de Santa Catarina, muitos deles com potencial para receber essa certificação. Já temos mapeadas três novas praias que serão inscritas no programa para a próxima temporada e os critérios adotados na certificação serão desenvolvidos em todas as praias da cidade, independente da certificação”, conclui. 

O Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável, desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR), localizado em Florianópolis – SC. 

Exit mobile version