Prefeito sanciona Lei que inclui educação financeira e empreendedorismo nas escolas de Camboriú

Quase sete a cada dez brasileiros não sabem lidar com as finanças. É o que aponta o Indicador de Bem-Estar Financeiro, mensurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Cerca de 68% das pessoas entrevistadas no mês de agosto reconheceram não ter capacidade de lidar com imprevistos e apenas 9% dizem conseguir arcar com despesas que extrapolam o orçamento. Para tentar mudar esse quadro, em Camboriú, o prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen, sancionou, nesta sexta-feira, dia 10, a Lei n°3.351/2021, que trata da inclusão de educação financeira e empreendedorismo nas escolas da rede municipal de Camboriú.

O projeto de Lei é de autoria do vereador Marlon Borsatto. A proposta é de incluir os temas dentro da disciplina de matemática, tendo como objetivo ensinar planejamento financeiro, poupança, conceitos de crédito, empreendedorismo, controle da economia pessoal, familiar e empresarial.  Os temas serão ensinados aos estudantes do 1° ao 9º ano, a partir de 2022. A Secretaria de Educação, em parceria com o Governo Federal vai capacitar os profissionais e planejar a inclusão das temáticas. Elas poderão ser desenvolvidas e aplicadas por meio de debates, pesquisas, palestras, atividades interdisciplinares, leitura e interpretação de textos atinentes a estes temas.

O tema já é abordado em mais de 120 escolas estaduais, mas em municípios, Camboriú é uma das cidades pioneiras. “Achei a iniciativa do vereador Marlon me ótima. Pois isso vai contribuir para a inovação do ensino. Além disso é importante nossos alunos terem conhecimento de educação financeira e empreendedorismo, esses que são alguns dos pilares que impulsionam o desenvolvimento econômico-social de Camboriú, a médio e longo prazo”, destaca o prefeito.

De acordo com o vereador Marlon Borsatto o sancionamento da Lei o deixou feliz. “É um orgulho muito grande poder fazer parte desse projeto. Todos nós sabemos da importância e da necessidade de debater esses temas em salas de aula, para termos no futuro uma sociedade inovadora e empreendedora, com jovens e adultos sendo capazes de administrar suas finanças “, afirma o vereador Marlon Borsatto sobre o projeto sancionado

Exit mobile version