Prefeitura de Balneário Piçarras decide manter gratuidade no transporte interbairros
A partir do dia 7 de agosto começa o cadastramento para a bilhetagem eletrônica; saiba mais.
Não haverá cobrança de passagem dos ônibus interbairros de Balneário Piçarras. Isso mesmo! O governo municipal anunciou nesta terça-feira, 1º de agosto, que a gratuidade no serviço será mantida pelo prazo do contrato assinado entre prefeitura e BRT Piçarras, que é de 12 meses. O sistema do transporte coletivo na cidade começou no dia 21 de junho e a administração pública estudava um valor de tarifa. No entanto, a prefeitura decidiu pela gratuidade.
O sistema interbairros, lançado em 21 de junho deste ano, marcou uma iniciativa inédita na cidade e tem como objetivo facilitar a mobilidade urbana dos cidadãos. Agora, com a definição pela gratuidade, moradores e usuários do transporte público podem se deslocar pela cidade sem custo algum.
Porém, para ter acesso à gratuidade os passageiros deverão fazer um cadastro na prefeitura, a partir do dia 7 de agosto. Cada usuário do transporte receberá um cartão eletrônico, que serão distribuídos nas cores Azul (estudante), Vermelho (pessoa com deficiência), Verde (sênior) e Amarelo (usuário comum). A utilização dos cartões começa no dia 21 de agosto e o cadastramento segue até 29 de setembro na sede da prefeitura, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
A cadastramento possibilitará à prefeitura conhecer o perfil dos usuários, identificar as demandas de transporte e ajustar as linhas e horários de acordo com as necessidades da população. O processo de cadastramento é indispensável para que a bilhetagem eletrônica forneça um diagnóstico permanente à prefeitura, permitindo uma adaptação contínua e eficaz do serviço de transporte público. A iniciativa visa melhorar a qualidade do sistema e garantir que os horários e rotas atendam aos interesses dos passageiros.
Até o dia 30 de setembro, os moradores que não conseguirem realizar o cadastro poderão embarcar nos ônibus com a catraca liberada pelos motoristas. No entanto, após o prazo estabelecido, somente quem possuir o cartão poderá utilizar o transporte público.
“A gratuidade do transporte público busca incentivar a utilização do ônibus como uma opção sustentável para a mobilidade urbana e reafirmar um compromisso da prefeitura com as pessoas que dependem de ônibus para trabalhar e estudar, por exemplo”, comentou o prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt.