Prefeitura e Emasa avançam na digitalização da administração pública com nova plataforma integrada
Encontro reuniu integrantes das secretarias de Obras, Fazenda e Governo, Inovação e Orçamento

A Prefeitura de Balneário Camboriú e a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) estiveram reunidas nesta semana para apresentação de um novo sistema tecnológico que visa melhorar o diálogo entre o poder público e os munícipes. A apresentação focou em um software da empresa ESRI, adquirido pela Emasa na gestão anterior, mas que até então não estava sendo utilizado.
Foram apresentados exemplos de como a plataforma vem sendo utilizada em outros municípios brasileiros e até mesmo fora do país, otimizando serviços como infraestrutura urbana, abastecimento de água, mapeamentos, fiscalização, saneamento básico e atendimento ao cidadão. O sistema permite integração com outras plataformas já utilizadas pela Prefeitura, organizando as informações de forma personalizada para cada setor e tipo de serviço.
A prefeita Juliana Pavan destacou o impacto positivo que a tecnologia trará para a gestão pública municipal. “Essa é mais uma etapa da transformação digital da nossa cidade. A tecnologia precisa estar a serviço da população, oferecendo agilidade, precisão, transparência e qualidade em cada serviço prestado. A partir de agora, todas as secretarias devem buscar formas de se integrar a essa plataforma para que, juntos, possamos oferecer um governo mais eficiente e moderno para quem vive e investe em Balneário Camboriú”, declarou.
De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Emasa, Sérgio Luis de Souza, a ferramenta será um importante elo entre os setores da Prefeitura e os cidadãos. “Vários setores poderão alimentar o sistema com seus dados e gerar informações valiosas para a tomada de decisões e para facilitar o acesso dos moradores aos serviços públicos”, afirmou.
O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, reforçou que a adoção da plataforma é estratégica para avançar na qualidade dos serviços. “A Emasa tem buscado constantemente inovações que elevem a eficiência e a transparência da nossa atuação. Essa ferramenta vai além do saneamento: ela representa um novo modelo de pensar e executar a gestão pública”, concluiu.