Prefeitura entrega à Polícia Civil projeto para reforma e ampliação da “Sala Lilás da DPCAMI”

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, entregou, nesta terça-feira (9), para a delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), Dra. Ruth Henn, o projeto executivo de reforma e ampliação da Sala Lilás da unidade. A entrega aconteceu na prefeitura e contou também com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Jane Pinto; das vereadoras Ciça Müller e Jade Martins; e secretários municipais.

A elaboração do projeto da obra foi solicitado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, à Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). “Esta é uma situação que vinha sendo debatida há anos. E agora, finalmente, por meio de parcerias, a obra vai sair do papel. Esta é uma conquista para a cidade, para a segurança pública e, principalmente, uma grande conquista para a questão social dos municípios e para as famílias”, ressalta a prefeita.

A obra será executada pelo Governo do Estado, com recursos provenientes de uma emenda da deputada federal Carol De Toni, no valor de R$400 mil. A verba já está disponível e depositada na conta da Delegacia Geral da Polícia Civil de Santa Catarina. Agora, com o projeto finalizado, o próximo passo será abrir a licitação para definir a empresa que irá executar os serviços.

Atendimento humanizado

O objetivo com a reforma e ampliação da Sala Lilás é disponibilizar um espaço mais humanizado para atender mulheres em situação de vulnerabilidade. “É uma emoção muito grande porque estamos lutando por isso há muito tempo. Apesar da delegacia ter passado por uma reforma há cinco anos, ela ainda não oferece aquilo que pensamos ser o ideal para o acolhimento dessas mulheres. Elas precisam se sentir mais confortáveis, ter também um espaço onde as crianças possam ser atendidas e os idosos também, pois são demandas que a DPCAMI atende”, ressalta a delegada Ruth.

Ela pontua que o projeto vem ao encontro dessas necessidades. “Com esta obra, será possível adequar a sala com acessibilidade, que é o que a comunidade precisa. Então é um projeto que vai dar uma nova visão para a Delegacia da Mulher e que vai proporcionar a elas um atendimento mais humanizado. Agradecemos a prefeitura pela parceria decisiva para este sonho se tornar realidade”, afirma.

Exit mobile version