Prefeitura promove ações de sustentabilidade durante a festa de “63 anos de Navegantes”
AN ficou responsável pela gestão dos resíduos sólidos e atividades de educação ambiental. Parte do material coletado será transformada em bancos ecológicos para a cidade.

A comemoração dos 63 anos de Navegantes, realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, foi marcada não apenas por shows e atividades culturais, mas também ações de sustentabilidade. Parte dos resíduos sólidos gerados no evento passou por um processo de triagem e reaproveitamento, com a meta de transformá-los em bancos ecológicos que serão instalados em diferentes pontos da cidade.
A iniciativa integra o projeto Lixo Zero e é fruto de uma parceria entre o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e a ECO Local Brasil, empresa contratada pelo município. Segundo o superintendente do IAN, Diego Dias, o processo de separação foi feito diariamente no local. “Os sacos de lixo eram abertos em um espaço reservado e a equipe fazia a triagem ali mesmo, separando o orgânico dos recicláveis, como latas, garrafas e embalagens de papel”, explica.
O material de alta reciclabilidade (metal/alumínio, papel, plástico e vidro) coletado será encaminhado para a Associação dos Agentes da Reciclagem de Navegantes (Recinave), fortalecendo a geração de renda entre os catadores. Já os resíduos de baixa reciclabilidade, como lonas, banners usados na festa e pacotes de salgadinho, serão destinados à ECO Local para a produção de bancos ecológicos semelhantes aos já instalados na orla, em praças e escolas públicas do município.
Esse trabalho vem sendo desenvolvido nos últimos quatro anos nos eventos de Navegantes. Somente no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, sediado no município em fevereiro de 2025, foram recolhidos oito toneladas de resíduos, sendo metade de materiais recicláveis.
A programação da festa também incluiu atividades de educação ambiental. Quem chegou à tenda do IAN, teve acesso a informações sobre o Parque das Pedreiras, preservação da restinga e práticas sustentáveis. Além disso, foram distribuídas mudas de espécies da Mata Atlântica, copos reutilizáveis e até sabão ecológico feito com óleo de cozinha usado.
“Nosso intuito é manter os eventos sustentáveis e reforçar a imagem de Navegantes como município engajado em práticas de economia circular”, finaliza o superintendente.