Prevenção do câncer de pele: casos suspeitos podem realizar exames gratuitos na Policlínica do Continente neste sábado
A Secretaria Municipal de Saúde se une à Sociedade Brasileira de Dermatologia de Santa Catarina para a prevenção do câncer de pele em Florianópolis. Neste sábado (2), a Policlínica do Continente será ponto de realização de exames gratuitos para rastreamento da doença. A expectativa é promover 250 atendimentos, com informações, diagnóstico e orientações sobre tratamento.
Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol, o câncer de pele é o tipo mais frequente no mundo e no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificada de duas formas: melanoma, com origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele; e não melanoma, mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no país, como afirma a entidade.
No próximo sábado, a Policlínica do Continente será uma das 100 unidades de saúde espalhadas pelo país a receber a iniciativa de rastreamento do câncer de pele. Entre 9h e 15h, serão realizados atendimentos para pacientes com suspeita de câncer de pele, por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio. Até 250 pessoas serão atendidas, com acesso a informações sobre a doença, orientações clínicas, disponibilização de filtros solares e realização de exames para detectar o câncer de pele. A ação é gratuita e ocorre no endereço Rua Doutor Heitor Blum, 521, bairro Estreito.
A Secretaria Municipal de Saúde aconselha que a população fique atenta a qualquer mudança ou anormalidade na sua pele. Ao perceber qualquer alteração suspeita, entre em contato com o Alô Saúde Floripa, 24 horas por dia e 7 dias por semana no 0800 333 3233, para ser atendido pelo serviço ou, se indicado, marcar consulta com sua equipe de Saúde da Família, no Centro de Saúde.