Primeira Estação Elevatória de poço seco de Itajaí entra em operação
Parceria entre poder público e iniciativa privada promove avanço na infraestrutura de saneamento

O sistema de coleta e tratamento de esgoto de Itajaí ampliou sua variedade de tecnologias nesta última quarta-feira (20), com o início da operação de sua primeira Estação Elevatória (EE) de poço seco, um equipamento que otimiza o aproveitamento do espaço, preserva os componentes eletromecânicos e proporciona maior facilidade e segurança durante manutenções.
A nova unidade está localizada na avenida Doutor José Medeiros Vieira, na zona norte do bairro Praia Brava. Ela substitui um equipamento anterior, que possuía a denominação EE03 e se tornou insuficiente para atender a demanda local, devido ao crescimento populacional acelerado da área. O modelo atual é composto por duas bombas de 15 cv, com capacidade de transportar até 17 litros por segundo.
As obras de implantação da EE foram viabilizadas por uma parceria entre o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) e a Associação dos Proprietários Praia Brava Norte (Aprobrava). Elas fazem parte de um conjunto de melhorias dedicadas a readequar a infraestrutura de saneamento básico na região, de forma a comportar a expansão residencial e comercial projetada. A rede coletora de esgoto do bairro ganhou mais de dois quilômetros de novas tubulações.
Uma estação elevatória é o componente do sistema de esgotamento sanitário responsável por garantir o transporte dos efluentes quando o escoamento gravitacional não é possível. Ou seja, é um equipamento, contendo uma ou mais bombas, que reúne o esgoto que vem das casas e faz com que ele “suba” em direção ao local onde ele será tratado.
Nos modelos mais comuns de EEs, as bombas ficam submersas no poço onde os efluentes são reunidos. Já nos projetos de poço seco, o esgoto acumulado fica em uma área auxiliar, passando pelas bombas de forma completamente canalizada, o que evita mau cheiro, previne infestação de insetos e dá mais segurança ao trabalho dos técnicos de manutenção.
Atualmente, o sistema de coleta e tratamento de esgoto em Itajaí possui 25 estações elevatórias em operação. O destino dos efluentes transportados é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cidade Nova, onde as impurezas são removidas com 98% de eficiência, devolvendo água limpa ao rio Itajaí-mirim.