“Queremos inaugurar diversas obras dessas no país”, diz Lula durante entrega do Contorno Viário de Florianópolis

Obra é um marco na infraestrutura rodoviária do Brasil. Com concessão por meio do PAC, o empreendimento traz melhoria na mobilidade da região metropolitana da capital de Santa Catarina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira, 9 de agosto, da entrega do Contorno Viário da Grande Florianópolis, o maior empreendimento em infraestrutura terrestre da história recente do país e considerada a maior obra rodoviária da América Latina. O projeto recebeu investimentos de R$ 3,9 bilhões. 

“Eu sei da importância dessa obra para Santa Catarina. Eu queria até dizer que durante um bom tempo essa obra aqui vai ser um ponto turístico porque não tem no estado uma obra dessa qualidade. Os túneis bonitos dão até para visitar”, disse o presidente durante a cerimônia. A população de Santa Catarina aguardava a obra há mais de dez anos. Considerada um exemplo de engenharia e inovação, a rodovia foi projetada para melhorar a mobilidade urbana e fomentar o desenvolvimento econômico e social da região. 

Lula também enfatizou que ela foi iniciada em seu segundo mandato e que, até o início do seu terceiro mandato, em 2023, somente 60% da obra havia ficado pronta. “Esse estado aqui é um exemplo. Quem veio dar a ordem de serviço da BR-101, em 2008 ou 2009, fui eu quando presidente da República. Em apenas 18 meses a gente conseguiu fazer 40% de tudo o que foi feito nessa obra, porque eu adotei no meu governo o lema da Reconstrução e da União”, ressaltou Lula.

O presidente afirmou, ainda, que diversas outras obras estão sendo inauguradas em todo o país em consequência dos investimentos do Governo Federal. “Foi o maior investimento em infraestrutura e em obras que já foi feito nesse país. Não é apenas inaugurar uma estrada dessa, é inaugurar dezenas de estradas porque o Brasil precisa escoar aquilo que ele produz. E é por isso que eu tenho muito orgulho de estar aqui inaugurando uma obra que começamos em 2008”, ressaltou o presidente.

CONTORNO VIÁRIO – O contorno viário desviará o tráfego de longa distância da região metropolitana de Florianópolis, proporcionando uma alternativa eficiente e segura ao trânsito da BR-101. São 50 km de extensão com pistas duplas, seis acessos por trevos, sete pontes e quatro túneis duplos, que devem impactar cerca de 30 mil veículos por dia.  A redução do tempo de tráfego na região impactará ao menos nove municípios entre Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas. Serão beneficiadas mais de 1,1 milhão de pessoas que residem ou trabalham na região, com geração de emprego e renda. O Contorno terá velocidade operacional de 100 quilômetros por hora (km/h) e está sendo construído de forma a não ter aclives ou declives acentuados, sendo plana em sua maior parte e tendo somente curvas suaves — evitando a necessidade de reduções de velocidade e garantindo a característica de corredor expresso. Também atenderá cerca de 18 mil caminhoneiros por dia, reduzindo o percurso para 40 minutos e economizando 50% no tempo no horário de pico.

Renan Filho, ministro dos Transportes, ressaltou, durante o seu discurso, que a obra era bastante esperada pelos catarinenses. “Hoje é um dia muito feliz para o estado de Santa Catarina. Estamos entregando a maior obra de infraestrutura rodoviária recente do país. As obras não apenas geram emprego, mas integram o país, formam a juventude, dão oportunidade às pessoas”, disse.

Ele também evidenciou os valores de investimentos do Governo Federal para o estado de Santa Catarina em 2023, além da agilidade para concluir a obra. “O presidente Lula, no ano passado, investiu R$ 1,1 bilhão em infraestrutura rodoviária, em Santa Catarina. Em um ano, fizemos o mesmo investimento que eles fizeram em quatro”, frisou o ministro.

FLUXO DE CAMINHÕES — Com a conclusão do Contorno Viário, cerca de 18 mil caminhões por dia irão usar a rodovia e deixarão de circular na BR-101 entre os trechos de Biguaçu e Palhoça. Já o motorista que usar o Contorno fará a travessia da Grande Florianópolis em aproximadamente 38 minutos, o que garante cerca de 1 hora e 22 minutos de ganho no tempo de viagem nos horários de pico.

Os quatro túneis do Contorno Viário da Grande Florianópolis têm os mais modernos equipamentos de tecnologia e segurança existentes no mercado, integrados em um sistema que engloba iluminação, circuito fechado de televisão, sistema de detecção e de combate a incêndio, sinalização com painéis de mensagens variáveis e balizadores de faixa, e telefonia de emergência e ventilação, entre outros itens. Cada túnel terá uma subestação, onde será feito todo o controle automatizado dos sistemas, que serão conectados à central de operações em São José dos Pinhais (PR).

PROJETO – Para se ter uma ideia da grandiosidade, a extensão do contorno é quase 18 vezes a da Avenida Paulista, em São Paulo, e três vezes a da famosa praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco. A rodovia tem dimensões comparáveis à Ilha de Marajó, no Pará, e é quase sete vezes a extensão da Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis.  O projeto foi realizado pela concessionária Arteris Litoral Sul, sob a regulação e fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O presidente da concessionária Arteris, Sérgio Garcia, ressaltou a grandiosidade da obra e agradeceu a parceria durante a execução do projeto. “Estamos inaugurando hoje a maior obra de infraestrutura do Brasil. Passa a ser parte da malha viária brasileira, um elemento chave da nossa economia. Isso tudo não é construído só pela Arteris, mas pelas pessoas que trabalharam, pelos funcionários que estão aqui representados”, disse.

SUSTENTABILIDADE — Foram implementados 13 programas ambientais para a proteção dos ecossistemas da região destinados a monitorar, controlar e reduzir possíveis impactos ambientais. Os programas estão no Plano Básico Ambiental (PBA), onde constam, por exemplo, programas de salvamento de fauna, preservação da cultura indígena, resgate de flora e plantio compensatório.

Mais de 14 mil mudas foram plantadas para garantir a conservação da biodiversidade local, com diferentes espécies nativas. Também foram removidos cerca de 56 mil exemplares de espécies exóticas, o que contribui para a regeneração da restinga. E foram retiradas mais de 30 mil unidades de pinus.

A Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça (SC), teve 166 hectares reflorestados com mudas nativas, volume superior à condicionante prevista no plano (de 39 hectares). Considerada a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina, o local também foi dimensionado para garantir o crescimento das espécies até o tamanho ideal exigido no plantio. Foram identificados mais de uma dezena de sítios arqueológicos e 7.990 artefatos foram resgatados e preservados em instituições de guarda. O Iphan acompanhou o trabalho arqueológico da obra.

Na Grande Florianópolis há dez comunidades indígenas Guarani, próximas às obras do Contorno. Com efeito, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento considerou a situação social e histórica das comunidades, elaborando medidas de redução de impacto que foram realizadas de forma participativa.

PAC – Em 2023, o Governo Federal investiu quatro vezes mais na infraestrutura de Santa Catarina. Além das verbas nessa área, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou outros investimentos para o estado por meio do novo PAC. “O PAC é o retorno do planejamento desse país. Uma nação não se constrói sem planejamento de curto, médio e de longo prazo, não se faz sem respeito ao pacto federativo, aos estados e aos municípios. Para Santa Catarina, o presidente Lula destinou R$ 22 bilhões para o PAC. Na educação, por exemplo, são quase 90 obras. Aqui nós temos várias outrasobras de infraestrutura para o estado”, ressaltou Rui Costa. 

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