Retrospectiva 2023: recordes, desafios e investimentos em infraestrutura marcam o ano do Porto de Imbituba

Com 2024 batendo à porta, o Porto de Imbituba atravessa dezembro com muitos motivos para comemorar. Antes mesmo de o ano terminar, o complexo portuário localizado no Sul catarinense já ultrapassou a marca de 7,1 milhões de toneladas operadas, consagrando um novo recorde anual. O sucesso no campo operacional vem acompanhado da perspectiva de aplicação de aproximadamente R$ 620 milhões em investimentos públicos e privados para os próximos quatro anos, visando ampliar a capacidade de atendimento à demanda do mercado.

“O Porto de Imbituba é muito importante para a cidade e peça fundamental no desenvolvimento da Região Sul de Santa Catarina. Esses resultados demonstram que ele está no caminho certo para a sua consolidação como uma solução logística competitiva, promovendo renda e emprego aos catarinenses”, disse o governador Jorginho Mello.

Caracterizado principalmente pela movimentação de granéis sólidos (83% da movimentação total), o Porto de Imbituba teve como suas maiores movimentações produtos como o coque de petróleo, os farelos de milho e soja, os contêineres, o sal e o milho. Dentre as novidades, em 2023, o Porto ampliou seu portfólio de cargas, recebendo sua primeira importação de óleo de girassol. 

Para o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, “o apoio do governo foi demonstrado com a criação de uma secretaria para tratar dos assuntos logísticos de SC. Somos um estado diferenciado, com cinco portos, 21 aeroportos e ferrovias. O desempenho dos portos demonstra que somos um corredor logístico do Brasil”, afirma Martins.

Entre embarques e desembarques, as exportações lideraram o fluxo de trabalho do Porto, com significativo crescimento de 47,3%, de janeiro a novembro, em relação ao mesmo período do ano anterior. O principal destino das embarcações foram os países asiáticos (Singapura, Irã, China e Vietnã), além de Portugal. Em relação às importações, os destaques ficaram por conta dos Estados Unidos, Chile, Colômbia e Argentina. Em termos de comércio exterior, até novembro, o Governo Federal estima que Imbituba operou mais de 1,8 bilhão de dólares. 

O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes, destaca que o ano trouxe diversos desafios para o Porto de Imbituba. “Tivemos grandes recordes, ao lado de grandes dificuldades operacionais, muitas delas relacionadas aos eventos climáticos extremos, que já estão sendo solucionadas e que, em conjunto com as diversas ações que o Porto está fazendo, a exemplo da recuperação e reforço do Cais 3, derrocagem do Cais 1 e ampliação do Cais 2, trarão condições operacionais para que o Porto possa operar com mais eficiência, mais segurança e prestando um melhor serviço à sociedade”, avalia o presidente.

O ano de 2023 encerrará com o atendimento de mais de 280 navios, uma média de movimentação de 637 mil toneladas por mês e cinco recordes mensais, com destaque para o resultado de abril, que se consolidou com o maior resultado mensal da história do Porto (767,8 mil toneladas).

O diretor de Infraestrutura e Operações do Porto, José João Tavares, explica que o aumento da movimentação foi fortemente influenciado pelo incremento no transporte de granéis agrícolas, principalmente os farelos de soja e milho e o milho e a soja em grãos.

Atenta à demanda crescente, a iniciativa privada ampliou o serviço de apoio às manobras de entrada e saída de navios, com a introdução de mais um rebocador. Na infraestrutura interna, foi inaugurada a revitalização do Terminal de Granéis Líquidos (TGL), um investimento de cerca de R$ 15 milhões da arrendatária Fertisanta, o qual mais do que dobrou a capacidade de atendimento do terminal.

Importantes avanços em infraestrutura

Neste ano, iniciou a maior obra já realizada pela SCPAR Porto de Imbituba, que é a recuperação e reforço do Cais 3, um investimento de R$ 95 milhões da Autoridade Portuária. A intervenção na infraestrutura permitirá o recebimento de embarcações maiores e a instalação de equipamentos mais ágeis e modernos na movimentação de cargas. Também está no planejamento a dragagem de aprofundamento do local.

Na outra margem da área entre berços de atracação, a derrocagem (retirada de rochas submersas) do início do Cais 1 terá seu processo licitatório relançado em breve. Já no Cais 2 está prestes a iniciar a obra de construção de um dolfim de amarração de navios, que deve ser concluído ainda no primeiro semestre do próximo ano. Em conjunto, essas melhorias nos berços 1 e 2 permitirão o atendimento simultâneo de três navios no local, passando dos atuais 660 metros de cais linear nos dois berços, para 710 metros.

A proteção do Porto, pelo molhe de abrigo, também será aperfeiçoada com a restauração e reforço do local. A obra estimada em R$150 milhões foi contemplada para receber recursos do Governo Federal dentro do Novo PAC. A previsão de início dos trabalhos é para 2024. 

Na relação porto-cidade, o maior convênio de obra pública assinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina com o município de Imbituba conta com o aporte de cerca de R$ 17 milhões em recursos do Porto de Imbituba. A revitalização e recuperação do Acesso Sul da cidade já está em andamento e deve ser concluída em 2024.

No campo da modernização tecnológica para uma operação mais eficiente, o Porto de Imbituba está investindo na aquisição de novos servidores, construção de novo data center de última geração e melhorias na automação dos gates e balanças, além da implantação de um sistema de energia fotovoltaica, que contribuirá com 15% do consumo elétrico atual do Porto.

Gestão e sustentabilidade

Os avanços na gestão sustentável do Porto de Imbituba foram visíveis e reconhecidas em 2023. De forma inédita, tomou posse, em maio, a nova diretora de Planejamento Estratégico da companhia, a imbitubense Izabel da Fonseca Cavalcante. Além de ser a primeira colaboradora a assumir a cadeira de representação dos empregados, Izabel é a primeira mulher a integrar a alta gestão da empresa.

A Autoridade Portuária deu continuidade aos 19 programas de controle ambiental e, como novidade, ampliou o Programa de Monitoramento das Baleias-francas, cuja equipe de observação passou a operar todos os dias da semana. Em setembro, a SCPAR também realizou, em parceria com o Projeto Franca Austral, do Instituto Australis, a Expedição Baleia-Franca. A iniciativa promoveu um sobrevoo estendido sobre o litoral Sul do Brasil, onde foram avistadas 225 baleias-francas.  

Ainda no quesito gestão, a administração do Porto participou da atualização do Plano Mestre do Complexo Portuário de Imbituba e de Laguna, que deve ser concluído em 2024 pelo Governo Federal. O documento serve de guia para as ações e investimentos necessários ao atendimento da demanda projetada para os próximos anos.

Visando informar sobre as oportunidades de negócio junto à administração portuária, a SCPAR realizou, de forma inédita, quatro edições do Workshop Fornecedores Portuários, junto às associações empresariais de Imbituba, Tubarão, Criciúma e Araranguá. 

Entre certificações e prêmios, foram recebidas oito honrarias, nas áreas de gestão, governança, planejamento estratégico e sustentabilidade (projeto Costa Butiá e programa de visitas Porto de Portas Abertas.

Ao longo do ano, a Autoridade Portuária contribuiu com 22 projetos esportivos, educativos, sociais e culturais em parceria com a comunidade, realizou mais uma edição de sucesso do Arraiá do Porto, com recorde de público e arrecadação de cerca de R$ 40 mil para causas sociais locais. Dentro do programa Porto de Portas abertas, 40 grupos de visitantes puderam conhecer o Porto, vivenciando de perto as atividades realizadas.

Conforme Christiano Lopes, diretor de Assuntos Regulatórios e Jurídicos da SCPAR, para 2024, a expectativa é dar continuidade às obras estruturantes e ações de melhoria. “Com o apoio da comunidade portuária, que é responsável por esses resultados operacionais muito positivos, trabalharemos para fazer um novo ano de conquistas, gerando desenvolvimento para o Estado de Santa Catarina, em especial a Região Sul, que abriga o nosso Porto”, afirma Lopes.

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