Santa Catarina se consolida como destino de inverno e ecoturismo com temporada de baleias-francas no litoral

Mais conhecida nacionalmente por suas praias durante o verão, Santa Catarina tem mostrado que o frio também movimenta, e muito, o turismo no estado.

Com paisagens deslumbrantes na Serra Catarinense, gastronomia típica da estação e atrativos naturais que se destacam até mesmo no litoral, o estado vem se consolidando como um dos principais destinos de inverno do Brasil. Prova disso é o crescimento constante da procura por experiências ligadas ao ecoturismo — e, entre elas, a observação de baleias-francas ganha cada vez mais força.

Entre os meses de junho e novembro, os gigantes do mar migram em direção às águas mais calmas e quentes do litoral sul catarinense para reprodução e amamentação dos filhotes. A temporada de 2025 já começou com força total: no último domingo (6), mais de sete baleias foram avistadas com filhotes entre a Praia de Ibiraquera e o Canto da Ribanceira, em Imbituba, sinalizando que o período promete ser um dos mais incríveis dos últimos anos.

A temporada passada (2024) registrou números históricos: um total de 99 baleias (entre adultos e filhotes) foram identificadas no primeiro sobrevoo de monitoramento, entre Laguna e Garopaba — o maior número desde o início dos levantamentos científicos em 2002, segundo o Instituto Australis e o Projeto Franca Austral. A maioria dos avistamentos acontece entre agosto e setembro, quando as baleias permanecem por mais tempo na região e se aproximam ainda mais da orla.

O fenômeno, que pode ser presenciado até mesmo da areia, atrai visitantes de todas as regiões do país. “A temporada das baleias tem colocado o litoral catarinense em destaque durante o inverno, ampliando o leque de experiências turísticas além da serra. É um convite para explorar a região de forma diferente, com conforto, gastronomia local e paisagens de tirar o fôlego. No Candeias, temos unidades próximas aos principais pontos de observação, o que nos permite oferecer aos nossos associados experiências únicas, que conectam lazer, natureza e bem-estar”, afirma Rennan Monteiro, CEO do Clube Candeias, maior rede de turismo associativo do Brasil.

Imbituba, detentora do título de Capital Nacional da Baleia Franca, ao lado de Garopaba e Laguna, integra a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e vem colhendo os frutos dessa vocação natural. A região conta com projetos estruturantes como a Rota da Baleia Franca, que em parceria com o Sebrae/SC, ICMBio e prefeituras locais, já capacitou mais de 500 micro e pequenas empresas para atuarem com turismo ecológico.

A ocupação média no inverno em Garopaba e Imbituba gira entre 35% e 50% em meses típicos de baixa temporada (junho e início de julho). Durante a temporada das baleias, especialmente entre final de julho e setembro, esse índice pode ultrapassar 70%, chegando a mais de 80% em feriados e fins de semana. Eventos como o Festival da Baleia Franca (setembro) elevam ainda mais essa taxa, com alguns hotéis relatando ocupação total (100%) por alguns dias, segundo dados do Observatório do Turismo de Santa Catarina. 

O setor turístico se organiza para receber essa demanda crescente. O Clube Candeias, com unidades em Garopaba e Piçarras, oferece uma estrutura completa para quem deseja vivenciar a temporada com conforto e contato direto com a natureza. Com localização estratégica próxima aos principais pontos de observação, o clube permite acesso facilitado a trilhas, mirantes e às experiências típicas da estação. “Mais do que um espetáculo da natureza, essa temporada reforça o potencial do turismo regional e o papel do Candeias em democratizar o acesso a destinos incríveis o ano todo, inclusive no inverno”, completa Rennan.

Exit mobile version