Saretta alerta Estado sobre baixa cobertura vacinal contra pólio, sarampo e BCG

O deputado Neodi Saretta (PT), que também é presidente da Comissão de Saúde da Alesc, fez alerta nesta terça-feira (12) sobre a queda na cobertura vacinal de crianças, especialmente contra sarampo, poliomelite e BCG. “Muito se falou em vacina nos últimos tempos, mas fomos percebendo a diminuição na imunização de outras. Por isso é importante que governo possa promover ampla campanha de esclarecimento e divulgação, principalmente agora que começa a vacinação dos grupos prioritários contra a gripe”, ressalta o deputado.

De acordo com dados do DataSus, três em cada 10 crianças não foram imunizadas contra a poliomielite no Brasil, ascendendo um alerta, já que sem a vacina a doença pode voltar ao Brasil .

Em relação ao sarampo, que havia sido erradicado em 2016, tornando o Brasil zona livre do vírus do sarampo” pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), houve uma explosão de casos em 2018, e em 2019, quando o Brasil perdeu o título.

“Nós, da comissão de Saúde, temos debatido muito sobre isso e julgamos importante trazer estes esclarecimentos aos catarinenses, pois, historicamente, o Brasil é reconhecido como destaque na cobertura vacinal, e não podemos permitir o retorno de doenças já extintas”, finalizou o parlamentar.

Exit mobile version