“Saúde Pública”: Prefeitura de Florianópolis fará parte de projeto sobre o impacto da vacinação contra o HPV

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, participará do Estudo de Prevalência do Papilomavírus no Brasil (POP-Brasil) em conjunto com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. O principal objetivo é avaliar o impacto da vacinação contra o HPV no Brasil. As pesquisadoras chegaram na Capital nesta terça-feira, 10 de agosto, e ficarão até esta quinta-feira, 12 de agosto.

Uma nova coleta para garantir reprodutibilidade e comparabilidade será realizada com o intuito de determinar a diminuição da prevalência e persistência da infecção em indivíduos vacinados. O mesmo método usado entre 2015 e 2017 no POP-Brasil será efetuado desta vez, na segunda edição.

Em todas as capitais do país, cerca de 15.000 mulheres e homens de 16 a 25 anos serão examinados por meio de coletas feitas nos centros de saúde de cada cidade. O estudo será finalizado em 2023, período suficiente para que uma boa parcela de brasileiros desta faixa etária seja analisada.

As coletas de dados e de material genital, anal e de sangue vão ser ser efetuadas mediante a entrevistas feitas por profissionais de saúde e serão utilizadas para testes de anticorpos específicos contra os tipos de HPV incluídos na vacina.

Toda a pesquisa realizada durante o estudo será essencial para os próximos passos a serem seguidos na vacinação contra o HPV no Brasil.

O HPV é um vírus infeccioso e sexualmente transmissível. Além disso, pode ser responsável pelo desenvolvimento de diversos tipos de câncer como o de colo uterino, orofaringe, pênis e vagina.

Fotos: Divulgação/PMF

Exit mobile version