Seleções do Censo 2022 reúnem 10 mil candidatos em Santa Catarina

Provas objetivas para recenseador e agentes censitários serão realizadas no próximo domingo (10).

Duas seleções com mais de 10 mil candidatos em Santa Catarina e 620 mil no país no domingo (10) marcam uma nova etapa do Censo Demográfico 2022, cuja coleta terá início no dia 1º de agosto.

A prova para recenseador será das 9h às 12h, e para agentes censitários, das 14h30 às 18h. Os candidatos puderam se inscrever nos dois processos seletivos.

O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova já está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção. Os gabaritos preliminares serão divulgados um dia após a prova, no site da FGV. O resultado final está previsto para 20 de maio.

A FGV divulgou a relação de candidatos por vaga em cada localidade. Em Santa Catarina, as duas seleções totalizaram 10.281 candidatos com inscrição homologada para um total de 7.663 vagas.

Os cargos de agente censitário supervisor (ACS) e agente censitário municipal (ACM) – que serão disputados na mesma prova, ficando os candidatos mais bem colocados com o cargo de ACM – foram os mais procurados, com 4.382 candidatos para as 902 vagas, ou 4,86 candidato por vaga.

A seleção para recenseador, por sua vez, teve no estado 5.899 inscrições confirmadas para as 6.761 vagas disponíveis, uma proporção de 0,87 candidato por vaga.

Santa Catarina tinha 4,3% de desocupação no último trimestre de 2021, e desde o início da PNAD Contínua, do IBGE, em 2012, mantém o melhor resultado nacional no indicador. Esse fator ajuda a explicar uma menor procura por alguns processos seletivos no estado – no país como um todo, a relação candidato/vaga da seleção para recenseador é de 1,91, e para agentes censitários, de 11,39.

A procura variou entre as mesorregiões catarinenses: para recenseador, foi acima de um candidato por vaga no Norte Catarinense (1,20), na mesorregião Serrana (1,11) e na Grande Florianópolis (1,05), mas abaixo de um no Oeste (0,83), no Sul (0,67) e no Vale do Itajaí (0,60).

A procura ficou acima de um candidato por vaga nas duas cidades mais populosas do estado, Joinville (1,11) e Florianópolis (1,38), mas abaixo disso em Blumenau, São José, Chapecó e Itajaí.

Para agentes censitários, os índices são bem mais altos: 11,7 em Florianópolis, 7,45 em Joinville, 6,3 em Lages, 5,64 em Chapecó, 5,04 em Itajaí. Em apenas sete dos 205 municípios catarinenses com vagas para agentes censitários a taxa de inscritos confirmados foi inferior a um por vaga.

Site da FGV disponibiliza apostila com conteúdo voltado para a prova

Os candidatos devem levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada com material transparente.

O IBGE recomenda que o candidato conheça o local de prova com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.

O candidato deverá seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 que cada município determina, informados no cartão de confirmação da inscrição. O candidato que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo.

A prova para recenseador, de caráter eliminatório e classificatório, terá 50 questões: 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 5 sobre Ética no Serviço Público e 25 de Conhecimentos Técnicos.

Já os candidatos a ACM e ACS farão uma prova de 60 questões: 10 de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 de Ética no Serviço Público, 15 de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 de Conhecimentos Técnicos.

O conteúdo da prova está detalhado no edital. O IBGE disponibilizou uma apostila de conhecimentos técnicos para que o candidato tenha acesso às informações necessárias para responder às questões sobre a operação censitária. A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis no site da FGV.

Para ocupar as vagas de recenseador, o candidato precisa ter o ensino fundamental completo. O profissional ganha por produção, sendo possível simular aqui a remuneração do recenseador.

Já ACS e ACM precisam ter o ensino médio completo. Os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente, além de benefícios como auxílio alimentação e 13º salário e férias proporcionais.

Unidade Estadual do IBGE em Santa Catarina

A partir de 1º de agosto, mais de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. O Censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Realizada a cada dez anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país.

Exit mobile version