Semasa realiza visita técnica ao DMAE em Uberlândia e fortalece com referência nacional em saneamento
Diretores do serviço municipal de Itajaí conheceram de perto o modelo de excelência da autarquia mineira

O Diretor Geral da Semasa, Celso Hugo Praun Filho, e o Diretor Administrativo-Financeiro, Salum dos Santos, serviram na última semana em Uberlândia (MG) para uma visita técnica ao DMAE — Departamento Municipal de Água e Esgoto, considerados um dos maiores exemplos de gestão pública em saneamento do Brasil. A faz parte do esforço da autarquia de Itajaí para buscar referências, promover intercâmbios técnicos e aplicar as melhores práticas do setor.
Durante a visita, os representantes da Semasa puderam conhecer de perto o modelo operacional, os centros de controle de abastecimento e saneamento e os sistemas tecnológicos que garantem a eficiência do DMAE, responsável por atender mais de 700 mil habitantes com serviços de excelência.
Para o diretor geral da Semasa, Celso Praun, o momento é de aprendizado e de preparação para uma nova fase da autarquia itajaiense.
“Uberlândia é um exemplo de gestão eficiente e moderna em saneamento. Esta troca de experiências é fundamental neste momento em que a Semasa se prepara para dar um passo importante na ampliação da rede coletora de esgoto e na construção de novas estações de tratamento de água. Estamos investindo no futuro da cidade e precisamos nos apoiar em casos de sucesso como o do DMAE”, destacou.
Além de conhecer a estrutura física e administrativa da autarquia mineira, os representantes da Semasa reunidos de reuniões com diretores do DMAE, onde foram apresentados os programas de inovação, gestão de perdas e investimentos em sustentabilidade hídrica.
O intercâmbio entre Semasa e DMAE reforça o compromisso da autarquia de Itajaí em evoluir com responsabilidade, eficiência e foco na qualidade dos serviços prestados à população. A troca de conhecimentos entre gestões públicas é vista como uma estratégia fundamental para enfrentar os desafios do setor, principalmente diante do crescimento urbano e da exigência da nova legislação nacional de saneamento. Atualmente, a Semasa está investindo R$ 58 milhões em obras de água e esgoto.