Setembro Amarelo: Secretaria promove simpósio sobre cuidado com saúde mental para profissionais da área

O evento será na Câmara de Vereadores e contará com palestras e debates direcionados a médicos, enfermeiros e equipes multidisciplinares

O Setembro Amarelo é o mês da prevenção do suicídio. Além das ações de conscientização e orientação do cuidado com a saúde mental aos munícipes, a Secretaria de Saúde promove uma ação especial aos profissionais da área: o simpósio com o título “Mitos, Verdades e Práticas em Saúde Mental: Desafios do Cuidar”, no dia 25 de setembro. O evento será na Câmara de Vereadores, das 13h às 17h, e contará com palestras e debates direcionados a médicos, enfermeiros e equipes multidisciplinares.

A programação conta com a palestra “Mitos e Verdades sobre o Suicídio”, ministrada pela médica formada pela Faculdade de Medicina de Caxias do Sul – UCS e com especialização em Psiquiatria pela Fundação Mario Martins – FMM Porto Alegre, Dra. Juliana Garbinato Guidi. A palestra “Escuta qualificada e manejo do sofrimento psíquico no SUS” também está confirmada com a Enfermeira Psiquiátrica, Helena Venturi Luz.

Finalizando a programação, o Psicólogo e professor universitário, atualmente vinculado aos cursos de Psicologia e Medicina da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), João Fillipe Horr, irá palestrar sobre “Autocuidado e Saúde Mental de Profissionais da Saúde: reflexão sobre o impacto emocional do trabalho em saúde e promover estratégias de autocuidado e apoio entre equipes”.

“Esse é um assunto muito sério, no qual a nossa saúde se preocupa muito. Além das diversas ações nos nossos equipamentos, uma vez que entendemos a importância de levarmos assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda, pensamos em cuidar de quem cuida, nossos médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde”, explica o Secretário de Saúde de Balneário Piçarras, Rodrigo Medeiros.

Para participar basta realizar a inscrição por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSff355nYqACyclvwvuu4musCLVcUls63eE1fJ4w8msZEQf3Pw/viewform?usp=header

A saúde também reforça a importância do Centro de Valorização da Vida (CVV), formado exclusivamente por voluntários, oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente. O atendimento é realizado pelo telefone 188 (24 horas por dia e sem custo de ligação), chat e e-mail.

Exit mobile version