“Solidariedade”: Hemosc coleta sangue em Navegantes atendendo ao apelo do Legislativo

Nesta terça-feira (19), o município de Navegantes recebeu a equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc para uma ação de coleta externa de sangue dos tipos sanguíneos O- e O+. A coleta aconteceu no Centro Integrado de Saúde – CIS, situado à Rua José Romão, 350, esquina com a Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, no Bairro Gravatá.

As coletas de sangue foram realizadas em 67 doadores para suprir os tipos de sangue com menor estoque ou em falta. Os tipos sanguíneos coletados em Navegantes apareciam em situação de alerta no site do órgão estadual até a tarde desta terça-feira.

Coleta foi conquista do Poder Legislativo, em parceria com a Prefeitura

A vinda da coleta externa do Hemosc integra uma grande mobilização da Câmara de Navegantes, com apoio da Prefeitura. O trabalho teve início durante a vigência da campanha “Junho Vermelho”, estabelecida pela Lei Municipal nº 3.534/2021, que institui a realização de campanhas de doação de sangue. A lei é de autoria dos vereadores Gabriel dos Anjos (PSC) e Lú Bittencourt (PL).

Naquela ocasião, os autores da Lei Municipal deram início às tratativas com o Município de Navegantes e o Hemosc, em Florianópolis, para estabelecer a parceria e convencer o órgão estadual a instalar uma unidade auxiliar fixa na cidade. Por enquanto, a instalação da unidade fixa ainda não foi possível, mas o órgão estadual e a Prefeitura viabilizaram a coleta externa para reabastecimento dos estoques em baixa.

Doadores aprovam iniciativa

A auxiliar administrativa Jennifer Patrícia Voss, 30 anos, moradora do Bairro Meia Praia, preencheu o formulário para garantir sua participação na ação do Hemosc, especialmente pelo fato de a ação ocorrer próximo de sua casa. “Não custa ajudar o próximo. Sou doadora, mas devo destacar que gostei desta iniciativa de poder doar em Navegantes. Nas outras vezes, tive de me deslocar até Blumenau, o que dificulta em razão da distância e tempo”, argumenta.

Laura Bretzke Boehringer, 36 anos, é fisioterapeuta e residente do Centro. Ela também aproveitou a oportunidade para colaborar com a ação. “Sou doadora de sangue há quatro anos, achei a ação muito importante, os hospitais necessitam reforçar os estoques e a proximidade para realizar a doação facilitou muito”, conta.

Exit mobile version