Téspis Cia de Teatro estreia “Partida de vôlei à sombra do vulcão” e abre temporada 2026 da Itajaí Criativa

Com texto de Silvia Gomez e direção do argentino Diego Cazabat, espetáculo marca nova fase da Téspis e traz a atriz Denise da Luz em odisseia transformadora

A Téspis Cia de Teatro abre a temporada 2026 da Itajaí Criativa com a estreia de “Partida de vôlei à sombra do vulcão”. A temporada ocorre entre os dias 22 e 25 de janeiro, às 20h30. A montagem simboliza um momento de reestruturação para a companhia de 32 anos, após o falecimento de seu diretor artístico, Max Reinert, em 2023. Protagonizado por Denise da Luz, atriz com 38 anos de experiência no Teatro, o espetáculo reafirma a força da produção cultural catarinense. A entrada é gratuita, com ingressos retirados com 30 minutos de antecedência no local da apresentação, e a classificação indicativa é de 14 anos. Toda a programação conta com acessibilidade em Libras.

A trama narra uma jornada singular. Uma mulher, impulsionada por um desejo urgente de mudança, viaja em direção a um vulcão em erupção após ver a imagem de amigos jogando vôlei sob sua sombra. A jornada se intensifica quando, no dia da partida, ela descobre estar grávida. O trajeto, definido como uma peregrinação, revela transformações inusitadas e a intensidade da fúria da protagonista.

O texto é assinado por Silvia Gomez, dramaturga premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e pelo Prêmio Aplauso Brasil. A direção é do argentino Diego Cazabat, parceiro da Téspis há cerca de 25 anos. A equipe conta ainda com o doutor em artes cênicas, Jônata Gonçalves, na assistência de direção.

Para a equipe criativa, a obra dialoga diretamente com o presente. O diretor Diego Cazabat destaca a potência do texto frente à digitalização da vida. “Ao ler o texto de Silvia Gomez, deparei-me com uma dramaturgia aberta, que deixa espaço para o diálogo (o que mais se poderia desejar!), e com a premissa de uma odisseia transformadora e fundamental protagonizada por uma mulher. Um texto que afirma o impacto e o valor insubstituível de uma “experiência” genuína, concreta e, portanto, perturbadora. Uma obra necessária nestes tempos em que parece que tudo acontece através de telas e imagens bidimensionais”, afirma Cazabat.

Segundo a atriz Denise da Luz, a montagem reinaugura um novo momento para o grupo. “Há muito tempo eu acompanho o trabalho da dramaturga Silvia Gomez, de quem tenho grande admiração, portanto, é um prazer e uma honra poder montar um texto dela. Por outro lado, retomar parcerias como a com o argentino Diego Cazabat, que dirige a peça, e Jônata Gonçalves como assistente de direção, que além de amigos, são dois pesquisadores da área, fez com que o processo, além de proporcionar a montagem de uma peça, abrisse espaço para e investigação acerca do teatro contemporâneo”, conclui Denise.

Como contrapartida social, o projeto realizará a oficina gratuita “Princípios da atuação”, ministrada por Denise da Luz. A formação ocorre nos dias 16, 17 e 18 de janeiro na Itajaí Criativa, totalizando 15 horas de carga horária. São oferecidas 20 vagas para pessoas acima de 16 anos, com ou sem experiência. O objetivo é ampliar a capacidade criativa e de comunicação através de exercícios práticos que deverão ser aplicados na elaboração de situações cênicas. As inscrições são gratuitas pelo WhatsApp (47) 99990-1516.

O projeto tem patrocínio da Lei de incentivo à cultura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí, Open Trade Exportação e Importação Ltda. Também conta com apoio da Itajaí Criativa – residência artística, Dutralar Imóveis, Procave Investimentos e Incorporações


Ficha Técnica:

Texto: Silvia Gomez

Atuação: Denise da Luz

Direção: Diego Cazabat

Assistência de direção: Jônata Gonçalves

Preparação vocal: Luciana Lee

Trilha sonora e vídeos: Hedra Rockenbach

Cenografia: Lídia Abreu

Iluminação: Marcos Klann

Figurino: Leandro Cardoso

Identidade visual: Daniel Olivetto

Assessoria de imprensa: Camila Gonçalves

Fotografia: Mathy Odara Groszewica

Acessibilidade em libras: Maria Helena de Almeida Nunes

Realização: Téspis Cia de Teatro

Serviço:

O que: Temporada de estreia de “Partida de vôlei à sombra do vulcão”                                          

Quando: 22, 23, 24 e 25 (quinta a domingo), às 20h30

Onde: Itajaí Criativa – residência artística (R. Pedro Ferreira, 222, Centro, Itajaí)

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: Gratuitos (disponíveis com 30 minutos de antecedência no local).

O que: Oficina “Princípios da atuação”

Quando: 16, 17 e 18 de janeiro (sexta a domingo)

Horários:

16/01 (sexta): 19h às 22h

17/01 (sábado): 9h30 às 12h30 e 14h30 às 17h30

18/01 (domingo): 9h30 às 12h30 e 14h30 às 17h30

Onde: Itajaí Criativa – residencia artística

Público: pessoas com mais de 16 anos (com ou sem experiência em teatro)

Vagas: 20 (por ordem de inscrição)

Inscrições: Gratuitas pelo WhatsApp: (47) 99990-1516 (com Denise)

Programação com acessibilidade em Libras.

Exit mobile version