Você já vacinou os olhos contra a AMBLIOPIA?
Sabia que existe uma vacina para os olhos? Não estou falando da vacina que você já conhece mas do objetivo que ela tem: o de prevenir doenças.
Para entendermos o que vamos falar aqui é preciso saber que não enxergamos com os olhos. A imagem passa pelo olho e a visão será formada no cérebro (na parte de traz da cabeça).
No início da vida os olhos precisam ser estimulados com uma boa visão em ambos os olhos. Se um enxergar melhor do que o outro e não for corrigido, esse que não enxerga bem vai sofrer para o resto da vida. Esse problema é chamado AMBLIOPIA ou “olho preguiçoso” (visão que teve problemas no desenvolvimento).
Para você saber mais sobre esse assunto recomendo ler o que está nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica em www.sbop.com.br (seção pacientes).
Lá você saberá que é recomendável levar sua criança com um, três e cinco anos de idade (mesmo que você não repare nada de errado). Obviamente se desconfiar de algo estranho tem que levar o quanto antes.
Você já está cansado de ouvir falar no Teste do Olhinho mas hoje a conversa é diferente, trata-se do desenvolvimento da visão da criança. E mesmo assim saiba que esse Teste tem que ser feito 3 vezes por ano até os 3 anos.
Sabe o que pode ocorrer na criança com esse problema? Leitura demorada, coordenação motora lenta, dificuldade de perceber profundidade e problemas no futuro (uma visão fica enxergando pessimamente). Com uma visão condenada a enxergar mal para o resto da via a pessoa passa não ter boa qualidade de vida pois vai ficar sempre com medo de perder a outra visão. Isso sem falar no futuro pois algumas profissões exigem excelente visão dos dois olhos, não poderá tirar carteira de motorista de categorias elevadas etc.
Sabia que neném de berço pode usar óculos? Veja no Youtube (“Lindo! Bebê usa óculos pela primeira vez”) Mas como o exame de vista é feito pelo médico? Ele pinga o colírio e depois projeta uma luz em cima de lentes de grau e observa o movimento da luz dentro do olho. Quando o movimento para ele calcula o grau. Existem crianças que têm grau alto e por isso o uso de óculos é obrigatório. Se houver necessidade um olho deverá ficar tampado para deixar o outro trabalhar e não ser prejudicado.
Esse problema pode ocorrer em 2% da população, ou seja, 1 em cada 50 poderá ter esse prejuizo. Já que não sabemos quem será, o melhor é não arriscar e fazer o exame preventivo,não é mesmo? Marque sua consulta e espalhe essa idéia.
Ronaldo Galuppo
Médico Oftalmologista CRMSC 27.535