VOLUME DE ENTULHOS DIFICULTA LIMPEZA DAS PRAIAS EM ITAJAÍ

Secretaria de Obras alerta para o papel da população na manutenção

A Secretaria de Obras informa que, em razão ao grande volume de entulhos arrastados até a orla que dificultam a execução dos trabalhos, os serviços de limpeza das praias poderão sofrer atrasos nos próximos dias. As fortes chuvas que ocorreram no estado implicaram um fluxo de resíduos arrastados de cidades do norte catarinense através dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu, que são levados até às praias pela maré.

As equipes de limpeza atuam das 5h às 3h, com 41 pessoas, divididas em três grupos e três turnos, que estão trabalhando de forma contínua e intensa, empenhadas em restabelecer as condições adequadas de limpeza das praias no menor prazo possível, garantindo mais qualidade, segurança e bem-estar aos banhistas.

A comunidade também possui papel importante nos cuidados com o meio ambiente. Realizar o descarte correto de resíduos e evitar acúmulo de lixo em vias públicas, rios e áreas costeiras são imprescindíveis para a manutenção da limpeza e conservação das praias.

“Os trabalhos de limpeza de todas as praias foram intensificados, principalmente com a implementação da varrição mecanizada da areia no período noturno, trazendo mais qualidade de vida a todos os banhistas”, explicou o Secretário de Obras, Tarcízio Zanelato.

As equipes do Município são responsáveis por realizar a limpeza da faixa de areia, assim como pela troca dos sacos de lixo das lixeiras dispostas nas praias e organização dos resíduos, para posterior recolhimento pela equipe de coleta. No período noturno, um trator realiza a peneira da areia, retirando lixo e sujeiras acumuladas.

Após o término da limpeza das praias, caso ainda esteja dentro da jornada de trabalho, e seja identificada necessidade, a equipe é deslocada para fazer a manutenção da limpeza da Av. Beira Rio onde há, também, grande movimentação de pessoas.

Exit mobile version