WTM aposta no potencial do Oriente Médio para expansão de empresas brasileiras de tecnologia

Fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Emirados Árabes reforça cenário positivo para a expansão de soluções tecnológicas na região

Com foco em ampliar a atuação de empresas brasileiras no exterior, a WTM — empresa que oferece soluções para importação e exportação de negócios de tecnologia — consolida sua presença institucional nos Emirados Árabes Unidos e destaca o crescente interesse do Oriente Médio por soluções tecnológicas desenvolvidas no Brasil.
 

A celebração da relação institucional e comercial entre ambos os países ocorreu durante o National Day, em Abu Dhabi, evento anual realizado em um dos locais mais importantes e imponentes da capital emiradense, reunindo representantes de governos, embaixadores e executivos de diferentes regiões, promovendo um rico intercâmbio cultural e de networking.
 

A presença da equipe da WTM no evento reforçou a importância da empresa como agente de conexão, fortalecendo relacionamentos estratégicos e posicionando-a cada vez mais como referência na construção de pontes internacionais para negócios de tecnologia, especialmente nos Emirados Árabes. Nesta edição, a WTM foi representada por Lisandro Vieira, CEO da empresa, Dione Pioner, Diretora de Experiência – CXO da WTM, e Klara Elisa Salvalagio, Especialista de Negócios Internacionais do International Tech Hub (ITH), empresa spin-off da WTM.
 

Segundo o CEO Lisandro Vieira, é um propósito contínuo da companhia garantir que seu time esteja imerso em diferentes culturas e acumule habilidades e conhecimentos que ampliem sua competência em negociações internacionais. “A vivência local e a presença constante em ambientes estratégicos são fundamentais para identificarmos oportunidades reais e para consolidarmos nossa atuação global. Fora isso, o relacionamento e boas conexões é um traço marcante da cultura árabe na forma de fazer negócios e por isso a WTM sempre marca presença em eventos como este”, destaca.
 

De acordo com Vieira, o recente fortalecimento das relações comerciais e diplomáticas entre Brasil e Emirados Árabes reforça um cenário extremamente favorável para a expansão de startups e multinacionais brasileiras na região. “Estamos acompanhando de perto um movimento claro de abertura do mercado árabe para a inovação brasileira. As autoridades locais têm incentivado ativamente a presença de empresas do Brasil, especialmente do setor de tecnologia”, afirma.

Para o executivo, esse cenário representa uma oportunidade concreta para fomentar a internacionalização de empresas que buscam escalar globalmente. Por isso, a WTM tem investido na consolidação de uma base sólida no Oriente Médio e imergido em outras culturas, proporcionando ao time habilidades e conhecimentos de negociações internacionais e, assim, facilitando a entrada de seus clientes em mercados estratégicos por meio de assessoria tributária, jurídica e operacional adaptada ao contexto local.
 

A presença ativa da WTM em Dubai desde 2022 tem contribuído diretamente para consolidar a empresa como referência e ponto de conexão para organizações brasileiras interessadas em acessar o ecossistema tecnológico dos Emirados Árabes. Essa atuação contínua permite compreender nuances culturais, mapear oportunidades e acelerar processos de internacionalização.
 

Além dos Emirados Árabes, a presença institucional da WTM na região tem impulsionado conexões relevantes com representantes de outros países do Golfo, ampliando o alcance das iniciativas brasileiras de exportação de tecnologia e serviços.
 

“Há uma percepção clara de que o Brasil é um parceiro estratégico, não apenas pela capacidade produtiva, mas pela criatividade e excelência tecnológica. Estar presente em fóruns de alto nível e manter diálogo com autoridades locais é essencial para mapear oportunidades e construir confiança institucional”, reforça Vieira.
 

Segundo a WTM, este movimento também serve como alerta para empresas brasileiras que ainda operam apenas no mercado interno. “O Oriente Médio está em plena expansão e receptivo ao Brasil. As empresas que se prepararem agora estarão um passo à frente na corrida pela inovação global”, conclui.

Exit mobile version