
127 e 220 Volts: entenda as diferenças entre as tensões elétricas e por que existe essa diferença de padrões no Brasil
Esta informação é extremamente importante antes de comprar um eletrodoméstico ou um eletroeletrônico e necessária antes de conectar um equipamento

Equipamentos elétricos e eletrônicos funcionam nas tensões de 127 V ou 220 V : quando se faz um projeto elétrico, é necessárioaveriguar as especificações do local onde se está construindo ou reformando para saber qual a voltagem elétrica disponibilizada pela empresa responsável pelo fornecido. Essa informação é de extrema importância, uma vez que no Brasil não existe um padrão e essa variação pode acontecer mesmo entre municípios pertencentes a uma mesma unidade Federativa.
Segundo Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto da Sil Fios e Cabos Elétricos , uma distinção surgida desde o início do processo de instalação das redes elétricas no país , entre os séculos XIX e XX. “Oriundas de diversas partes do mundo, várias companhiasveio para o Brasil e, nesse momento, não tínhamos um padrão estipulado por aqui”, relata. Dados da ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica) mostram que os Estados das regiões Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste utilizam tensão de 127 V , enquanto o Sul e alguns Estados do Nordeste utilizam 220 V.
Líder de mercado na produção e comercialização de fios e cabos elétricos de baixa tensão de até 1kV, a Sil Fios e Cabos Elétricos é reconhecida, em todo o país, como referência em alta qualidade, tecnologia e inovação com produtos para instalações em residências, indústrias e condomínios, entre outros. Acompanhe o guia realizado pela empresa com os principais esclarecimentos sobre as tensões de 127 e 220 V.

O que muda de uma voltagem para outra?

Quando um fabricante elabora um produto elétrico, parte-se do princípio de que sua alimentação aconteça por meio de uma pilha ou tomada – nesse caso, também pode ser bivolt, como a maioria dos produtos atuais, mas para produtos de maior consumo elétrico, geralmente são 127 V ou 220 V.
O gasto elétrico de um produto não tem relação com sua tensão elétrica. Isto significa que dois produtos da mesma potência elétrica podem ser fabricados para serem limitados em diferentes e o que define o consumo é justamente a potência do produto, independentemente de ser 127 V ou 220 V.
Vale ressaltar que a tarifa mensal não é impactada pela tensão e muitos erram ao considerar que os aparelhos de 220 V são os vilões. “A potência (em Watts) e o tempo de uso do equipamento são os fatores que influenciam o consumo de energia elétrica ”, detalha o gerente da Sil.
Ele também faz a ressalva para que um produto 127 V não esteja ligado em uma tomada 220 V. “P ou não ser modificado para trabalhar com uma tensão mais elevada, é fato que o equipamento queimará. Pensando em uma situação inversa, não haverá danos, mas seu funcionamento não será o esperado”, orienta Nelson.
Atualmente, produtos com menor consumo são fabricados para serem ligados em qualquer tomada, ou seja, ele registra a tensão que foi conectada. Estes produtos bivolts permitem o funcionamento em qualquer uma das dificuldades, sem comprometer o funcionamento, eliminam a preocupação dos usuários que se movimentam de uma cidade para outra e não sabem se o seu aparelho é adequado para funcionar na voltagem disponível. “O sistema presente em notebooks, e carregadores de celular são casos clássicos de bivolts”, detalha o especialista.