
13ª Conferência Municipal de Assistência Social tem cerca de 40 propostas aprovadas em Porto Belo
Realizado com apoio do Instituto Araxá, o evento teve como tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Porto Belo, realizada pela Prefeitura por meio do Conselho Municipal de Assistência Social e com apoio do Instituto Araxá, reuniu mais de 80 pessoas na segunda-feira, 7. Com o tema “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): construção, proteção social e resistência”, o evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso.
A Conferência reuniu trabalhadores e usuários do SUAS para debater cinco eixos temáticos, apresentar e votar propostas e moções e eleger delegados para representar o município na Conferência Estadual. A solenidade de abertura do evento contou com a presença do prefeito Joel Lucinda, da Secretária de Assistência Social Silvana Stadler, a Diretora de Assuntos da Pessoa Idosa Regiane Dias, a Procuradora Geral do Município Gilmara Monteiro Baltazar, a Superintendente de Cultura Cristiani de Jesus e o vereador Altino Júnior. A cerimônia também teve a leitura do regimento interno da Conferência e apresentações culturais dos idosos do CCI e do grupo “Floreios de Fandango”.

A programação continuou com palestra magna com o Dr. David Tiago Cardoso, especialista em Psicologia Social e Cultura pela UFSC e psicólogo do SUAS da Prefeitura de Balneário Camboriú. Na sequência, os participantes se organizaram em grupos de trabalho para debater e formular propostas e moções dentro dos eixos temáticos. Ao fim do dia, todos os credenciados participaram da plenária final, onde 39 propostas e 8 moções foram aprovadas.
Para encerrar o evento, os credenciados votaram para eleger os delegados responsáveis por representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social. Vera Lúcia de Souza Pêgo foi eleita como representante titular da sociedade civil, enquanto Marcos Moisés de Souza da Rosa foi escolhido como suplente. Para representação governamental, os participantes elegeram Miqueias Manoel da Silva como titular e Carlos Gil Regis Peres como suplente.
Para Silvana Stadler, secretária de Assistência Social, a Conferência foi um momento marcante, com a participação de trabalhadores, entidades e usuários do SUAS:
“A conferência foi, acima de tudo, um espaço de reafirmação de direitos, de avaliação do que já construímos e de planejamento para os próximos passos. Agradeço a todos e todas que contribuíram com esse momento tão importante, e reafirmo nosso compromisso com uma assistência social cada vez mais próxima das pessoas e das suas realidades.”