
Secretaria de Desenvolvimento orienta empresários na regularização dos seus negócios
Buscar a regularização dos seus negócios, e assim ter renda reconhecida, e acesso a financiamentos e parcerias com cooperativas, associações e órgãos governamentais.
Para facilitar o acesso dos empresários a essa conquista, uma das principais ações da Sala do Empreendedor em Penha é orientar as micro e pequenas empresas que tem esse objetivo, com a criação de um calendário para regulamentação que segue até o fim do mês de abril.
“Qualquer empresa requer vários documentos para funcionamento. Então pra abertura ou manutenção ser feita da melhor maneira é, importante que os empresários conheça os benefícios da regularização, para não ter problemas futuros”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Max Reisemberg Bastos.
Empreendedores e empresários de Penha interessados em se regularizarem, podem comparecer na Sala do Empreendedor, localizada na Rua Nilo Anastácio Vieira, 180, próximo à Prefeitura de Penha. O atendimento funciona em horário comercial: das 8 às 12 horas pela manhã, e das 13h30 às 17h30 pela tarde.
Para regularização os documentos necessários são: rg, cpf, título de propriedade do imóvel ou contrato de aluguel e o habite-se. Caso a propriedade não tenha o habite-se, é possível solicitar um alvará provisório. Para quem já abriu a empresa, mas não tem alvará de funcionamento, precisa levar o rg, cpf, comprovante de residência e o documento de propriedade do imóvel. Para este, não sendo o dono, a Sala do Empreendedor disponibiliza uma declaração autorizando estabelecer a firma no nome dele.
“Caso o empresário tenha alguma dificuldade com algum dos documentos, pode solicitar informações na Sala do Empreendedor”, explica Ana Paula Ramalho Viana, Agente de Desenvolvimento do município. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo telefone (47) 3345 – 4816. O número funciona também como WhatsApp.
Há hoje 868 empresas em Penha com alvará de funcionamento em regularidade com o município, conforme dados do Portal do Empreendedor. Entretanto até o dia 31 de março havia mais de 1.000 empresas que não haviam se regularizado.
“A meta para 2019 é entrar em contato com todas as empresas que não estão em regularidade, para dar início ao processo de regularização”, informa Ana. O contato será feito por e-mail, telefone e WhatsApp. Com tudo certo a empresa consegue emitir nota fiscal e ter acesso a uma série de benefícios fornecidos pelos parceiros da Sala do Empreendedor, como instituições financeiras, cooperativas de crédito e contabilidade.