A memelândia
É impossível entender o Bolsonarismo sem considerar as mídias sociais. A mídias sociais não foram somente um suporte de comunicação da campanha eleitoral, mas constituem também um instrumento de poder. Afinal, quando Bolsonaro vai ao Facebook no discurso da vitória contorna a mídia tradicional pois apela para a comunicação direta.
Trata-se de criar constantemente imagens, ideias e opiniões para reforçar ideologias, identidades e estereótipos para manter Petralhas e Bozos, (ex-Mortadelas e Coxinhas), em fúria. Neste sentido, a utilização sistemática de memes como forma de comunicação política transformou o Brasil na Memelânida.
Meme é um termo criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976 no livro O Gene Egoísta. Etimologicamente deriva da palavra grega “mimeme” que significa “imitar”. O meme estaria para cultura como o gene está para a genética.
E, assim como um gene, o meme seria uma unidade de informação capaz de se propagar de um indivíduo para outro de forma autônoma. Neste sentido, os memes se multiplicariam de um local de armazenamento para outro como um vírus. Pode ser definido, desta forma, como uma unidade de evolução cultural que se autopropaga. Desde então, o conceito foi sendo progressivamente redefinido e aplicado a novas áreas.
Porém, com o surgimento da internet e das mídias sociais o meme assumiu um novo significado. Passou a designar o compartilhamento de conteúdo com a intenção direta de expressão emocional, visual ou cultural, visandocomunicar uma ideia ou ponto de vista. São utilizados muitos meios diferentes para propagação de memes como, por exemplo, Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp. O meme de internet comunica informações através de humor e sátira como são carinhas “ForeverAlone” e “Troll Face”. Neste sentido, os memes de internet são híbridos e mutantes operando na prática social e talvez fosse melhor serem chamados de “remixes”.
Os memes desempenham um papel importe no discurso político Bolsonarista. Por isto, é cada vez mais frequente a utilização de memes para formação da opinião pública. É que os memes contam histórias curtas de fácil interpretação e podem ser disseminados de forma viral. Neste sentido, Bolsonarismo parece acreditar no efeito de repetição do meme: quando repetido várias vezes torna-se discurso oficial como o caso do Mito. Afinal, para a maioria dos Bolsonaristasa internet constitui a fonte de informação primária. Em torno aos memes surgem e se desenvolvem crenças ideológicas sobre a conjuntura política brasileira e promovem o engajamento.
A ilustração mais marcante da utilização de memes para a comunicação política constitui o Ministro da Educação AbrahanWeintraub. Primeiro utilizou os chocolates para explicar o contingenciamento de verbas numa audiência transmitida pelo Facebook. Em seguida em sua conta do Twitter o ministro escrever: “Mais uma #FakeNews. Agora, sobre o contingenciamento de verbas no Museu Nacional, do Rio de Janeiro. Descubra a verdade!”. No vídeo aparece detrás de um guarda-chuva ao som de Singin’ in theRain dizendo “está chovendo fake News”. A peça foi direcionada às críticas ao corte de verbas para reconstrução do Museu Nacional e construir uma resposta.
Mas os memes não são utilizados somente para se defender. Algumas vezes são utilizados também paraatacar. Neste sentido, um exemplo notório é o “bullyngonline” que sofreTabata Amaral de seus cher amis de esquerda. Neste sentido, ela foi duramente atacada com memespor ter votado a favor da Reforma Previdenciária.O traço mais marcante dos ataques é o anonimato, mantendo a informação por meio do mecanismo de repetição, tentando assim influenciar a opinião pública.Aqui o ponto principal marcado é que por ser uma nativa da internet e por utilizar muito a internet em “storytellings” para se comunicar politicamente está muito mais exposta.
Isto indica que a mimese não é uma atividade passiva. O recebimento e redistribuição de um meme é acompanhado da criação de significados próprios. O processo é suficientemente flexível abrangendo tanto a cópia ingênua como a manipulação criativa que dá origem a versões próprias. Ou seja, quando um texto, uma imagem ou um audiovisual se torna um meme, ele é distribuído on-line em muitas variações de forma espontânea. Isto significa que um meme pode acabar assumindo um número aparentemente interminável de modificações da representação original do personagem como, por exemplo, “Imminent Ned” ou o nosso “Modo Fábio Assunção”.
Memes são uma ferramenta de discurso político que usa o humor (sátira e ironia) para influenciar a opinião pública. Memes não são apenas fonte de entretenimento pois reforçam o comportamento eleitoral, as opiniões políticas e as ideologias de pessoas. Por um lado, através dos memes procura dizer não apenas o que pensar politicamente, mas também como pensar politicamente; por outro, é é possível captar as variações de humor da opinião pública. Embora os memes não tenham ainda a mesma importância que o conteúdo da mídia tradicional, podemos esperar que os partidos políticos cada vez mais como ferramentas de persuasão política.
A Memelândia assinala a mudança na esfera pública causada pelas mídias sociais. As mídias sociais se tornaram a ferramenta chave de participação em termos de (re)produção e (re)distribuição deinformação. O progressivo aumento no número de indivíduos que usam a mídia social para atividades políticas transformouos memesnum instrumento político. Neste sentido, a produção, distribuição e uso de memes pelo Bolsonarismo não servem para diversão, mas, sobretudo, para informar, questionar e reforçar a comunicação política. O Bolsonarismo não tem ainda seu “Pepe theFrog”, mas não vai demorar muito até inventar um.
Dr. Marcos Antonio Mattedi