Itajaí se classifica para as finais do Brasileiro de Handebol Juvenil Masculino
Conquista obtida no último fim de semana confirma ascensão da modalidade na cidade que se destaca pelo envolvimento de jovens, escolas, instituições públicas e patrocinadores.
A equipe ACEU/UNIVALI/SLICE/FMEL- Itajaí se classificou no último fim de semana para as finais do Brasileiro de Handebol Juvenil Masculino, que será realizado em Maringá (PR), de 09 a 15 de setembro deste ano. A equipe disputou o quadrangular Zonal Brasileiro em casa, entre os dias 12 e 14 de julho, empatando com a equipe Instituto Internacional Handbrazil, de Londrina (PR), por 30×30, e vencendo os catarinenses de Joinville e Criciúma, respectivamente, por 53×21 e 25×19. Com o tento, Itajaí fica entre as oito melhores equipes do País na modalidade.
Além da classificação, Itajaí obteve conquistas importantes neste mês de julho, como o segundo e o terceiro lugar nos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), 15 a 17 anos (Categoria Cadete), disputado em São Miguel do Oeste (SC). Subiram ao pódio as equipes do Colégio Salesiano, em segundo, e Colégio São José, em terceiro. Os vencedores foram os representantes da Escola Estadual Básica Laércio C. de Andrada, de São José (SC).
O mês de julho teve ainda mais duas boas notícias para a equipe itajaiense. Os atletas Allefer Ballan e Bruno Lima representaram a cidade na Seleção Brasileira de Handebol Junior que disputou o Mundial na cidade de Vigo, na Espanha. E no último fim de semana, a equipe foi tricampeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
A equipe itajaiense agora se prepara para dois campeonatos paralelos neste fim de semana. Em Criciúma, os atletas da categoria Cadete voltam às quadras para a disputa da fase final do Campeonato Estadual de Handebol. E em São Bento do Sul, as categorias de base de Itajaí disputa a Liga Infantil de Handebol.
Apoios importantes
Claro que as conquistas são méritos e tanto para a cidade, mas elas não ocorrem por acaso. Itajaí tem como tradição revelar novos talentos para o Handebol. “Somos duas associações em busca do melhor para o handebol masculino de Itajaí: a Associação Desportiva Itajaiense – ADI e a Associação Cultural e Esportiva Univali – ACEU, e nossa seleção é denominada ACEU/UNIVALI/SLICE/FMEL- Itajaí”, explica a professora Claudia Monteiro do Nascimento. Segundo ela, a união destas associações deu-se para “proporcionar aos nossos meninos o melhor para desenvolverem suas ações, no handebol e usufruir do máximo que as associações podem proporcionar a eles”.
Em grande parte, as associações são mantidas por projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte de Itajaí, cujos recursos ajudam com as despesas de competições, viagens, alimentação, transporte e o aluguel da Casa do Atleta, que atualmente abriga dez jovens. O restante dos recursos vem de empresas privadas que contribuem para o custeio das despesas e infraestrutura necessária; além do importante apoio dos pais dos atletas, que contribuem como podem no desenvolvimento das atividades.
Diante de algumas restrições, o bom desempenho dos atletas nos campeonatos que participam contribui para garantirem recursos para manter a prática do Handebol. “A importância de jogarmos campeonatos brasileiros se dá pelo fato de que, se ficarmos em até terceiro lugar, os atletas podem pleitear bolsas do Governo Federal, como ocorreu em 2018, quando fomos vice-campeões brasileiros na categoria Cadete e terceiro na categoria Juvenil e garantimos bolsas.
Pessoas e empresas interessadas em saber mais e apoiar o handebol itajaiense podem entrar em contato com a professora Claudia, sempre disponível pelo telefone (47) 99969-6020.