Competições e Shows estão na programação do Arrancadão de Canoas Artesanais
Com brincadeiras e competições entre pescadores, shows e comida típica, o 3º Arrancadão de Canoas Artesanais será neste sábado e domingo (3 e 4), na Barra Sul e no Bairro da Barra. O evento marca o fim da safra da tainha e encerra também as comemorações do aniversário de 55 anos de Balneário Camboriú.
As competições são para pescadores artesanais, mas o público em geral pode acompanhar a programação, que é gratuita. As provas ocorrerão na Praia Central, na Barra Sul. Já as apresentações artísticas e a gastronomia estarão concentradas na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. A competição mais esperada é o arrancadão de canoas, que dá nome ao evento. Essa prova consiste em uma disputa entre duas canoas por vez, na qual os pescadores, a remo, precisam movimentar a canoa como se estivessem cercando a tainha. Estão previstas ainda provas de arremesso de tarrafa, cabo de guerra e brincadeiras como a prova do pirão e a escolha do pescador mais feio, do mais antigo e do mais novo, entre outras. Haverá jogo de dominó (que é a distração dos pescadores nos ranchos enquanto aguardam a chegada do cardume da tainha) e de futebol (confira a programação completa no fim da matéria e no anexo). Mais de 400 pescadores estão inscritos no evento, provenientes das praias de Balneário Camboriú, Penha, Itapema, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Florianópolis e Palhoça.
A programação de shows do Arrancadão incluiu apresentações de artistas locais e nacionais, como as bandas Garotos de Ouro (sábado, às 21h) e Dazaranha (domingo, às 20h). Pratos típicos, como tainha assada, marisco ao bafo, camarão soltinho, bolinho de peixe, bolinho de camarão e casquinha de siri, poderão ser adquiridos na Praça do Pescador, além batata frita, cachorro-quente, pipoca e quentão. A praça de alimentação abre às 11h nos dois dias.
Realizado pela Colônia de Pescadores Z-7 e Equipe Arrancadão, o evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Fundação Cultural. O objetivo é propiciar a confraternização dos pescadores. “O Arrancadão proporciona o contato direto com as pessoas que formam a raiz da nossa cultura, ligadas à pesca artesanal. Este ano, contaremos com o apoio das empresas que ajudam desde a primeira edição do evento, por meio de contribuições espontâneas, por acreditarem na causa. Começamos a fazer um trabalho para as empresas maiores olharem com mais carinho e atenção para o evento. Apoiar o evento significa fortalecer a cultura local e representa a união das marcas com a terra. A Cervejaria Barra Sul e o Paraná Banco já têm esta percepção e serão nossos parceiros este ano”, diz o publicitário e consultor de marketing Douglas Kwiatkowski, da organização e produção da Equipe Arrancadão.