Vereador Tanaka quer informações sobre Selo de Inspeção para produtores rurais locais
Por meio do Requerimento N° 185/2019, apresentado na Sessão Ordinária da terça-feira (20), na Câmara de Vereadores de Itapema, o parlamentar Cleverson Tanaka (PDT) solicitou algumas informações da Prefeitura Municipal acerca do SIM – Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal, da Vigilância Sanitária.
O SIM – Itapema
O SIM serve para controlar, registrar, certificar e monitorar toda a cadeia alimentar, desde a sanidade do rebanho até a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia os bons produtos que chegam à mesa dos consumidores. Uma maneira de transformar a produção artesanal em uma atividade regulamentada, dentro dos moldes preconizados pela saúde pública.
Itapema, apesar de ser uma cidade conhecida por suas praias e construção civil, tem um lado diferente do outro lado da BR-101. Nos grandes bairros de área rural, como Morretes e Sertão do Trombudo, produtores são conhecidos pela criação de animais e outros alimentos.
O pedido
Com o Requerimento, o vereador Tanaka quer saber quantos produtores rurais utilizam do selo em Itapema e quer que isso seja ditado por nome e atividade. Quer também saber se existe alguma tratativa em nível intermunicipal ou AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí para criação de um selo regional e o que é necessário para a criação de um selo regional.
O vereador apoia o pedido, afirmando que o selo é uma garantia para o produtor e uma forma de ajudar as famílias de produtores rurais de Itapema. “O produtor contribui para a economia local e para o desenvolvimento sustentável. Suas atividades rurais são geridas e conduzidas por uma família e contam predominantemente com mão de obra familiar. Visando melhorar a realidade dessa família, solicitamos as referidas informações para fomentar um debate sobre esse assunto, pensando em um serviço regional que dê a oportunidade de nossos produtores, bem como de outras cidades, venderem seus produtos com essa garantia, fomentando a economia local”, comentou.
O Requerimento foi apresentado e aprovado durante a Sessão Legislativa e encaminhado para o setor responsável do Poder Executivo.