Aulas presenciais da rede municipal de ensino voltam no dia 18 de fevereiro
A volta às aulas na rede municipal de ensino ocorrerá em 18 de fevereiro e foi definida em reunião do Conselho Municipal de Educação na manhã desta sexta-feira (22). A decisão acompanha o calendário da Secretaria de Estado da Educação e foi tomada em conjunto com a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).
Para retomar as aulas, a Secretaria realizou pesquisa online direcionada aos pais e responsáveis para coletar dados e definir a quantidade de alunos que irão retornar ao modo presencial. Ao todo, foram recebidas 2.218 respostas, as quais 72% (1.608) autorizam o retorno e 28% (610) desautorizam. A partir de agora, a Secretaria de Educação entrará em contato via telefone com as famílias que não responderam a pesquisa online. Em 2020, haviam 6.363 alunos matriculados na rede municipal, dos quais 34,85% já tiveram os dados coletados pela pesquisa.
CALENDÁRIO
Os professores retornam no dia 3 de fevereiro e vão permanecer em Curso de Formação Continuada até 5 de fevereiro. O planejamento deve ocorrer entre 8 e 12 de fevereiro. “Estamos muito preocupados, desde que iniciamos o trabalho, em fazermos a organização do retorno com segurança, fazendo reuniões com a Amfri, Fecam e Secretaria do Estado de Educação. Todas as nossas decisões são tomadas de forma coletiva, com amparo de todos esses órgãos para começarmos as aulas com a maior segurança possível”, destaca a secretária de Educação, Blaise Keniel da Cruz Duarte.
MEDIDAS
Todas as medidas de segurança e prevenção do contágio da Covid-19 vão ao encontro com os planos de contingência homologados de cada escola da rede municipal. Quanto a ocupação, a Secretaria atua para mapear a capacidade das salas de aula e somente depois verificar a quantidade de alunos que devem estar em sala de aula. A ocupação e revezamento necessários irão variar de acordo com os planos de contingência de cada unidade de ensino. “Os pais vão decidir se os filhos retornam ou não. Assim que ele escolhe, assina um termo de responsabilidade. Deve-se retomar com no mínimo 30% dos alunos no modo presencial. Pelo nosso nível de capacidade, vamos voltar com aproximadamente 50%”, explica a secretária de Educação.
Luiza Vilas Boas, estagiária
Assessoria de Imprensa
(047) 3347-4747 | Ramal 4703
Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras