Sistema de água em Itajaí tem recuperação gradual
A turbidez no Rio Itajaí-mirim está diminuindo lentamente no início da noite desta segunda-feira (25). A recuperação dos reservatórios ocorre de forma gradual, dependendo da redução do consumo pela população.
Na medição da turbidez da água bruta, realizada às 18 horas, foram constatadas 1.200 ut (unidades de turbidez), 20% acima do limite de funcionamento eficaz do sistema. A operação da ETA (Estação de Tratamento de Água) São Roque está em 65% de sua capacidade total. Os principais reservatórios de água tratada no município, no bairro São Roque, estão zerados por conta da baixa produção durante o dia, o que causa falta de água e baixa pressão principalmente nos bairros mais populosos. O reservatório de Arapongas encontra-se com cerca de 10% de preenchimento, enquanto Morro Cortado e Morro da Cruz estão vazios. Cabeçudas tem aproximadamente 80% de reservação.
A operação da ETA Arapongas retornou no final da tarde com 50% da capacidade, já que o nível de turbidez baixou o suficiente para permitir sua operação. “As condições climáticas parecem estar dando uma ‘trégua’, nos permitindo trabalhar com intensidade na normalização do abastecimento, mas o monitoramento continua”, explica o diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre.
Os técnicos do Semasa estimam que o sistema possa estar normalizado por volta das duas da madrugada, desde que não ocorram novos eventos relacionados ao rio. O Semasa reforça a necessidade da população economizar água nas próximas horas, para que o sistema seja recuperado mais rapidamente.