Penha inicia segunda dose da vacina do Butantan aos servidores da linha de frente do combate à pandemia
A Secretaria de Saúde de Penha iniciou nesta terça-feira, 17 de fevereiro, a aplicação da segunda dose da vacina do Butantan para os servidores de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus – nessa nova etapa, um total de 267 servidores é previsto para receber a imunização.
A enfermeira Jaine Spricigo informa que todos os servidores da Saúde estão agora vacinados, e com a segunda dose, terão maior segurança para atuar no setor. A contabilização da Secretaria da Saúde atingiu ainda 21 idosos em instituição de longa permanência (asilos), e uma pessoa com deficiência maior de 18 anos.
Outro número expressivo é o total de idosos acima de 90 anos imunizados: nessa faixa etária, 48 receberam doses ou da vacina Coronavac/Butantan, e estão agora no aguardo da segunda dose.
Jaine explica que no cadastro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do centro e bairros de Penha, havia um registro de 95 moradores acima de 90 anos, priorizados para a aplicação da vacina. “Teríamos então pouco mais de 40 pessoas a vacinar visando completar esse índice, mas o número oscila, porque alguns já faleceram, e outros que não têm cadastro ou está defasado. Mas a prioridade a essa faixa de idade continua”, detalha ela.
As doses iniciais das vacinas totalizaram 560 (em quatro remessas), entre remessas de Coronavac ou de Oxford/AstraZeneca, e a cidade segue segue no aguardo de novos repasses. A atualização de dados de ontem, 15 de fevereiro, contabiliza agora 3.040 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus, e 2.952 que venceram a doença. Infelizmente, o número de óbitos decorrentes da pandemia na cidade é de 46 casos.