Obras de macrodrenagem do Rio Bonito avançam com o tempo estável
A implantação da maior de rede de macrodrenagem da história de Itajaí chegou à rua Acedilio Monteiro de Lima, no loteamento Rio Bonito, bairro São Vicente. O trecho da rua professora Erotides da Silva Fontes, entre as ruas Concórdia e Acedilio de Lima, está interrompido para acelerar o andamento das obras e favorecer a ligação da nova galeria. Já a rua Erico Veríssimo recebe nesta semana a pavimentação em asfalto.
Iniciada em 2020, a obra implantará mais de cinco quilômetros de tubos e galerias na localidade do Rio Bonito. A obra, orçada em R$ 15,6 milhões, tem ritmo constante. Além da drenagem pluvial, são trocados os tubos da rede de abastecimento de água e também é realizada a implantação da rede de esgoto sanitário no bairro.
A obra contempla 10 ruas: Arquiteto Nilson Edson dos Santos, Biguaçu, Acedilio Monteiro de Lima, Eudoro Silveira, Erico Veríssimo, Bom Retiro, Erotides da Silva Fontes, Expedicionário José Inácio Silveira, Orleans e Satyro Loureiro.
O Rio Bonito é uma das regiões de Itajaí mais prejudicadas por alagamentos. Serão 882 metros de galerias de 2,5 x 1,5 metros, 900 metros de galerias de 2 x 1,5 metros e 878 metros de galerias de 1,5 x 1,5 metro. Em tubulação, serão implantados 704 metros de tubos de 1,2 metro de diâmetro, 773 metros com tubos de um metro e 537 metros de tubos com 80 centímetros de diâmetro.